segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Marinhais e Muge voltam a ter comboios de passageiros

O transporte de passageiros na linha ferroviária Coruche-Setil (Cartaxo) e posterior ligação a Lisboa começa a funcionar a partir de meados de Setembro durante um período experimental de dois anos, após a desactivação da circulação de passageiros na antiga linha de Vendas Novas em 2004 por falta de rentabilidade.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, apadrinhou dia 22 de Julho, em Coruche, a assinatura do protocolo que envolve a Refer, empresa que gere a infra-estrutura ferroviária, a CP, operadora de transporte, e os municípios de Cartaxo, Salvaterra de Magos e Coruche.

Promover o transporte ferroviário de passageiros a partir dos três concelhos de forma mais rápida, económica e ambientalmente vantajosa é o principal objectivo do protocolo. A CP disponibiliza uma composição com capacidade para 264 lugares sentados e garante 10 viagens (cinco em cada sentido de manhã à noite) nos dias úteis e seis viagens (três em cada sentido), aos sábados, de Coruche a Lisboa, com paragens nas estações de Marinhais e de Muge. No Setil, os passageiros terão de fazer transbordo para composições que seguem na linha do Norte.

No que respeita a responsabilidades, a Refer compromete-se a investir 430 mil euros para beneficiação das estações de Coruche, Marinhais e Muge, além da criação de estacionamento, iluminação e outras melhorias. A CP terá de suportar 50 por cento do custo de exploração do serviço, estimado em 49 mil euros mensais. A cada um dos três municípios cumpre pagar sete mil euros mensais à CP, correspondentes a 16,66 por cento.

As autarquias terão ainda de garantir as acessibilidades entre as estações e os serviços de transportes, sejam eles municipais ou por operadores privados. Têm ainda de assegurar a manutenção e conservação dos espaços, a sua limpeza e vigilância pública.

Ana Paula Vitorino sublinhou que a reactivação da linha a partir de Coruche dá seguimento à estratégia do Governo de reforço do comboio como transporte estratégico esperando que na fase inicial de funcionamento sejam garantidos 100 passes mensais. A governante garantiu ainda que a estação do Setil servirá como eixo de ligação rodoviária e ferroviária ao futuro aeroporto em Alcochete e ao Poceirão.

Os presidentes das três autarquias estão também satisfeitos. Para Dionísio Mendes, autarca de Coruche, o funcionamento da linha para passageiros irá facilitar a vida aos residentes que trabalham ou estudam fora e atrair novos moradores. “Acredito que vamos chegar ao fim destes dois anos com nível zero de custos”, confessou.

No Cartaxo a vantagem é a possibilidade de passageiros que apanham comboios em Azambuja o fazerem no Setil, estando os sete quilómetros de ligação da cidade à estação candidatados a fundos comunitários para serem reabilitados. “Devemos ter no concelho 150 a 200 passageiros que fazem diariamente o trajecto para Lisboa. Com passe mensal a custar 70 euros desde o Cartaxo, os utentes vão ter acesso a várias ligações”, afirmou a O MIRANTE.

Sobre Salvaterra de Magos, a presidente Ana Cristina Ribeiro disse que o essencial passa por fazer uma campanha de informação junto das populações e disponibilizar transportes urbanos que sirvam as freguesias e as estações.

Horários diversificados, preços por definir e sem direito a domingos
Os horários definidos nos dias úteis prevêem partidas madrugadoras das estações da região e regressos até perto das 21h30. Em Coruche haverá partidas às 06h36, 07h50, 12h38, 17h44 e 19h43. A viagem de Coruche ao Setil demora meia hora. Do Setil a Santa Apolónia a primeira chegada é às 08h11. A partir daí chegam comboios às 09h11, 14h11, 19h11 e 21h11.

De Lisboa para a região a primeira partida da capital faz-se às 05h48 com chegada ao Setil às 06h42. Daí haverá ligações a partir das 07h12. A última saída de Lisboa dá-se às 19h48 com chegada ao Setil pelas 20h42.

Ao sábado estão definidas partidas de Coruche às 08h05, 12h38 e 18h36 com chegadas a Santa Apolónia às 09h41, 14h11 e 20h11. Os regressos da capital far-se-ão em três horários 07h48, 13h48 e 18h48). As chegadas à última estação (Coruche) realizam-se às 09h20, 15h20 e 20h29.

O presidente do conselho de administração da CP, Cardoso dos Reis, disse a O MIRANTE que a oferta de horários e preços na reactivação da linha é a possível. No caso da ausência de comboios aos domingos, adianta que só se farão alterações caso a procura o justifique.



in http://portuga-coruche.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário