«O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos foi fundado em 1 de Maio de 1980.
Com o objectivo único de juntar algumas pessoas e formar um rancho, não houve nessa altura grandes cuidados etnográficos, tendo enveredado por uma formação estereotipada com o traje único do emblemático Campino, mantendo-se assim durante 2 décadas. No ano 2000, o Rancho de Salvaterra encetou um rigoroso processo de reestruturação e ao longo destes anos tem tentado recuperar tudo o que ainda é possível, com o intuito de poder representar, promover e divulgar as gentes de Salvaterra e suas vivências em finais do Século XIX, princípios do Séc. XX, preservando assim as danças, as cantigas, os trajes, a gastronomia, os jogos, as lendas, etc.
Os trajes deste rancho estão estreitamente ligados às gentes do campo, pelas suas variantes de trabalho, domingueiros e trajes de festa, nomeadamente trajes de ir à feira e o traje de gala do Campino.
Apostando cada vez mais na utilização dos instrumentos tradicionais, tais como o harmónio, a gaita-de-beiços e a concertina, tem este rancho vindo a conseguir aproximar dos sons que se faziam ouvir nos bailes ou noutras manifestações lúdicas dos nossos antepassados, através dos Fadinhos, Bailaricos, Verde gaios, Fandangos, etc.
Com uma certeza maior de estar a contribuir para a salvaguarda das suas tradições e a cumprir o seu papel, o Rancho Salvaterra tem difundido por todo o país, incluindo as Ilhas e também além fronteiras, a cultura Salvaterrense.»
Fonte: Tradições Populares
Sem comentários:
Enviar um comentário