domingo, 27 de julho de 2014

Bombeiros de Salvaterra de Magos: Processo de nomeação do novo comandante recusado por "alegadas falsas informações"



- Paulo Dionísio, o Comandante nomeado -




«A Autoridade Nacional de Protecção Civil devolveu aos Bombeiros de Salvaterra de Magos o processo de nomeação do novo comandante, por este conter irregularidades processuais.

A associação humanitária tem agora que regularizar as situações de inconformidade, entre as quais está uma situação que evidencia alegadas falsas informações. Esta tem a ver com o facto de na proposta de nomeação do comandante a direcção da corporação, presidida pelo enfermeiro Alírio Belchior, ter declarado que tinha ouvido o oficial bombeiro sobre o assunto, o que não aconteceu.

A autoridade, a quem cabe homologar a nomeação, acabou por detectar, na sequência de uma queixa por escrito, que o oficial bombeiro não tinha sido consultado, como é requisito obrigatório. Este operacional, que faz a ligação entre o comando e as chefias, pode exercer funções de comando e de formação dos bombeiros.

O comandante distrital de operações de socorro, Mário Silvestre, confirma a O MIRANTE que a proposta de nomeação do novo comandante foi devolvida por questões processuais. A direcção da corporação vai ter que remeter de novo o processo para apreciação da autoridade.

Caso seja aprovado o nome do novo comandante, que não tem formação de comando, este ainda vai ter que frequentar um curso e só se tiver aproveitamento é que pode exercer as funções. Se reprovar no curso a direcção da associação tem de propor outro comandante.

Até lá a corporação continua a ser comandada pelo segundo comandante, com funções de comandante interino, João Soares. Que assumiu o comando com a saída em Fevereiro do anterior comandante, José Alberto Vitorino.

Recorde-se que a direcção logo após a saída do comandante Vitorino organizou iniciativas de apresentação do novo comandante às colectividades do concelho.»




Sem comentários:

Enviar um comentário