terça-feira, 6 de maio de 2014

Glória do Ribatejo: Extensão de Saúde tem mais uma médica





«Uma médica de nacionalidade cubana começou a prestar serviço na extensão de saúde da Glória do Ribatejo esta terça-feira, dia 6 de maio, assegurando a prestação de cuidados de medicina familiar aos utentes desta vila do concelho de Salvaterra de Magos e das freguesias de Muge e do Granho.
A clínica vem juntar-se a mais duas médicas estrangeiras colocadas recentemente no concelho, uma igualmente cubana que presta serviço desde o final do mês passado na extensão de saúde de Marinhais, e uma de nacionalidade escocesa que está também na Glória do Ribatejo.
As duas médicas de Cuba vão ficar instaladas num T2 que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos arrendou em Marinhais, as deslocações entre as extensões de saúde vão ser asseguradas pelas Juntas de Freguesia e as refeições fornecidas pelos Centros de Bem Estar Social da Glória do Ribatejo e de Marinhais.
"Tendo em conta que estes profissionais são contratados pelo ACES a empresas que ganharam os concursos para o fornecimento de um número fixo de horas de medicina, temos que lhes oferecer as melhores condições possíveis para que optem vir para Salvaterra de Magos, em vez de outros de outros concelhos", explicou à Rede Regional o presidente da autarquia, Helder Esménio.
Mesmo reconhecendo que não se trata de uma solução definitiva para a falta de médicos no concelho, o autarca salienta que os problemas na prestação de cuidados de saúde primários "estão, de certa forma, minorados" com esta solução.
"Quando fomos eleitos, comprometemo-nos a tentar resolver o problema. Esta é uma das soluções que está ao nosso alcance", acrescentou Helder Esménio, salientando que gostava de conseguir mais dois médicos em regime de prestação de serviços, um para os Foros de Salvaterra e outro para as extensões de saúde de Muge e do Granho, entretanto encerradas.
No entanto, não existem mais horas disponíveis para o concelho de Salvaterra de Magos a nível do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, esclareceu ainda o autarca.»


Fonte: Rede Regional, 6 de maio de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário