quinta-feira, 17 de abril de 2014

Predador gigante apanhado nas águas do rio Tejo





«Um pescador da aldeia das Caneiras, concelho de Santarém, retirou ontem das redes que lançou ao rio Tejo o enorme siluro que a foto documenta, neste caso quando o peixe já estava a ser amanhado.
Este siluro, espécie também conhecida por peixe-gato, pesava cerca de 14 quilos e media 1,18 metros.
Não é comum encontrarem-se espécimes desta envergadura nas águas do rio Tejo, apesar de, nos últimos tempos, algumas associações ambientalistas, entre as quais a Quercus, terem alertado para o facto desta espécie estar a invadir alguns rios portugueses, causando problemas a nível do equilíbrio dos ecossistemas.
Isto porque o peixe-gato gigante é um predador nato, que come praticamente tudo o que lhe aparece pela frente, o que pode colocar em risco outras espécies de peixes que vivem e se reproduzem em águas nacionais.
Alguns especialistas alertam ainda para o facto do siluro ser potencialmente perigoso para os banhistas em praias fluviais.
Em Janeiro de 2012, uma notícia do jornal "Sol" dava conta do facto de um pescador ter apanhado um peixe-gato com mais de um metro e meio e cerca de 13 quilos no rio Pônsul, na zona do Tejo Internacional, em Agosto de 2011, o que na altura foi considerado o recorde nacional.»


Fonte: Rede Regional, 17-4-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário