terça-feira, 12 de abril de 2011

Assassino do camionista Nelson Ferreira de Salvaterra de Magos condenado a 18 anos e nove meses de prisão

«O tribunal de Abrantes condenou esta terça-feira a 18 anos e nove meses de prisão por homicídio qualificado o homem que matou um camionista na área de serviço de Mouriscas, um caso ocorrido em Junho de 2010.


- Mãe de Nélson Ferreira chora a morte do filho -



Um "olhar provocador" terá estado na origem da facada mortal desferida por Emanuel Candeias, de 19 anos.

O juiz presidente do Tribunal de Abrantes que leu o acórdão considerou o crime "fútil", absolvendo os outros dois arguidos, Ulisses e David, de 24 e 23 anos, do crime de co-autoria de homicídio qualificado.

Para o juiz, a sua "conduta muito deplorável, pela insensibilidade, desprezo e falta de socorro à vítima".

Aquele alegado "olhar" do camionista para a mesa onde estavam os arguidos desencadeou uma cena de violência com murros e bofetadas dos três jovens a Nelson Ferreira, em situação que se estendeu ao exterior do estabelecimento e culminou numa facada que se viria a revelar fatal para o camionista, atingido no coração.

O Tribunal não deu como provada a conjugação de esforços premeditada para matar Nelson Ferreira, de 41 anos, um camionista de Salvaterra de Magos que seguia para França e havia parado naquela área de serviço para fazer uma pausa e tomar um café.

O tempo total de prisão a cumprir por Emanuel Candeias, de 19 anos, resulta do cúmulo jurídico das penas de 18 anos de prisão por homicídio qualificado, 2 anos por detenção e posse de arma proibida e 7 meses por condução sem habilitação legal para o fazer, a que acresce uma indemnização cível de 135 mil euros para os dois filhos da vítima.

O seu advogado, Arrobas da Silva, que havia pedido a condenação por crime de homicídio simples, com dolo eventual e aplicação da legislação especial para jovens, afirmou à agência Lusa ter intenção de recorrer da sentença, considerando a mesma "demasiado pesada" tendo em atenção a idade do condenado.

Emanuel Candeias recolheu aos calabouços do Estabelecimento Prisional de Lisboa.»

 
in CM online, 12-4-2011
 

Sem comentários:

Enviar um comentário