quinta-feira, 12 de junho de 2014

Movimento de Utentes prepara novas ações de luta contra estado da saúde no distrito de Santarém






«O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do distrito de Santarém vai lançar um manifesto em defesa do Serviço Nacional de Saúde e realizar um “fórum distrital” para debater o futuro da prestação de cuidados de saúde na região.

O MUSP vai convidar os deputados eleitos pelo distrito, autarcas, sindicalistas, trabalhadores da saúde, dirigentes associativos e utentes para assinarem este manifesto, intitulado “Em defesa do Serviço Nacional de Saúde! Por cuidados de saúde de proximidade e qualidade em todo o distrito de Santarém”.
“Já ninguém no distrito consegue esconder um profundo mal-estar: pela falta de profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos); pela carência de equipamentos, material clínico e de enfermagem, medicamentos e outros consumíveis; pelas restrições na prescrição de medicamentos, meios de diagnóstico e terapêutica; pelas infindáveis listas de espera para cirurgias e consultas de algumas especialidades; pelo encerramento (ou não funcionamento) de extensões de saúde e farmácias nos meios rurais (…)”, refere o MUSP, em comunicado.
Para o próximo dia 27 foram marcadas ações públicas “de contestação e reivindicação” frente às quatro unidades hospitalares existentes no distrito (Hospital Distrital de Santarém e as três que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo, CHMT – Torres Novas, Tomar e Abrantes).
O MUSP pretende ainda organizar (em data e local a indicar) um Fórum distrital para debate sobre o futuro da prestação de cuidados de saúde no distrito, e garante que as comissões de utentes continuarão a desenvolver acções de informação, esclarecimento e mobilização junto das populações e a manter contactos com todas as entidades locais, distritais e nacionais.»

Fonte: Rede Regional, 12-6-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário