«O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do distrito de Santarém vai lançar um manifesto em defesa do Serviço Nacional de Saúde e realizar um “fórum distrital” para debater o futuro da prestação de cuidados de saúde na região.
O MUSP vai convidar os deputados eleitos pelo distrito, autarcas, sindicalistas, trabalhadores da saúde, dirigentes associativos e utentes para assinarem este manifesto, intitulado “Em defesa do Serviço Nacional de Saúde! Por cuidados de saúde de proximidade e qualidade em todo o distrito de Santarém”.
“Já ninguém no distrito consegue esconder um profundo mal-estar: pela falta de profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos); pela carência de equipamentos, material clínico e de enfermagem, medicamentos e outros consumíveis; pelas restrições na prescrição de medicamentos, meios de diagnóstico e terapêutica; pelas infindáveis listas de espera para cirurgias e consultas de algumas especialidades; pelo encerramento (ou não funcionamento) de extensões de saúde e farmácias nos meios rurais (…)”, refere o MUSP, em comunicado.
Para o próximo dia 27 foram marcadas ações públicas “de contestação e reivindicação” frente às quatro unidades hospitalares existentes no distrito (Hospital Distrital de Santarém e as três que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo, CHMT – Torres Novas, Tomar e Abrantes).
O MUSP pretende ainda organizar (em data e local a indicar) um Fórum distrital para debate sobre o futuro da prestação de cuidados de saúde no distrito, e garante que as comissões de utentes continuarão a desenvolver acções de informação, esclarecimento e mobilização junto das populações e a manter contactos com todas as entidades locais, distritais e nacionais.»
Fonte: Rede Regional, 12-6-2014
Sem comentários:
Enviar um comentário