segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cerca de 80% da população de Glória do Ribatejo, Granho e Muge não tem médico de família






«O Ministério da Saúde reconhece que mais de 8.600 dos 21.131 inscritos no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos não têm médico de família.

Em resposta a uma pergunta feita no final de fevereiro pelo Bloco de Esquerda, o Ministério da Saúde afirma que 41% dos utentes inscritos no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos estão sem médico de família, sendo a situação mais grave a que se passa em Glória do Ribatejo, onde cerca de 80% da população não tem médico de família.
Em Marinhais a situação também é deveras preocupante, com 69% da população a não ter médico de família, situação que em Foros de Salvaterra atinge os 40%.
Admitindo dificuldade em contratar os seis clínicos necessários, o Ministério da Saúde adianta que a Unidade de Cuidados de Saúde de Salvaterra de Magos tem atualmente sete clínicos, dois deles com pedido de aposentação pendentes e um aposentado com contrato de trabalho até julho de 2015, sendo necessários mais seis médicos para garantir a atribuição de médico de família aos mais de 8.600 utentes sem médico.
O Ministério acrescenta ainda que não é possível a abertura imediata de concurso para integração de médicos que tenham concluído a especialidade de Medicina Geral e Familiar por não existirem no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria médicos internos a concluir o internato em 2014.»

Fonte: Rede Regional, 16 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário