Fonte: Cavaleira Ana Batista
segunda-feira, 30 de junho de 2014
domingo, 29 de junho de 2014
Foros de Salvaterra: Gang amarra idosos em assalto violento
«Um casal de octogenários e um amigo, de 53 anos, foram anteontem amarrados e sequestrados durante um assalto à mão armada cometido por cinco homens encapuzados, na casa onde residem os idosos, em Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos. Segundo as vítimas, cada assaltante tinha consigo uma pistola.
O crime ocorreu pelas 18h30, quando Joaquim Antunes, de 84 anos, e João Teixeira, um ex-militar da GNR na reforma, estavam no quintal da propriedade a reparar uma carrinha. Foram surpreendidos por três assaltantes, que, de armas em punho, os mandaram deitar no chão e lhes ataram as mãos e os pés. "Encostaram-me o cano à nuca e mandaram-me estar quieto, a dizer que só queriam levar o dinheiro sem aleijar ninguém", diz Joaquim Antunes.
A companheira, Esmeralda da Graça, de 81 anos, foi atacada pelos outros dois ladrões no pátio da casa. Doente e com dificuldades em andar, a idosa não ofereceu resistência e acabou por entrar na residência, que foi completamente remexida pelos autores do crime. "Reviraram gavetas, móveis, camas... Até o sofá levantaram", conta Esmeralda, ainda não refeita do susto.
Os ladrões, que ainda conseguiram levar algum dinheiro e ouro, fugiram apressadamente quando um vizinho entrou na propriedade ao lado para lavrar o terreno. As três vítimas ficaram amarradas com braçadeiras de plástico. Conseguiram libertar-se pouco depois e dar o alerta à GNR. O caso está agora a ser investigado pela PJ de Lisboa.»
Fonte: Correio da Manhã online, 28-6-2014
sábado, 28 de junho de 2014
quinta-feira, 26 de junho de 2014
quarta-feira, 25 de junho de 2014
"Salvaterra de Magos - Capital Nacional da Falcoaria"
«O concelho de Salvaterra de Magos possui no seu território o único Palácio de Falcoaria Real que o País tem e é ainda um exemplar único na Península Ibérica. Este facto a par da oportuna aquisição do Palácio ao então Conde Monte Real e a subsequente realização de obras de reabilitação, levou o Município de Salvaterra de Magos a optar por registar a marca: "Salvaterra de Magos, capital nacional da Falcoaria".»
Marinhais: Antiga Praça dá lugar a "Mercado de Cultura"
«Está em fase de conclusão o processo que culminará com a consignação da obra de requalificação e adaptação da antiga Praça de Marinhais a "Mercado de Cultura", um espaço que terá um auditório/multiusos para mais de 150 pessoas, alojará ainda a biblioteca de Marinhais, uma sala de reuniões para empresários e associações, instalações sanitárias públicas e um pequeno espaço comercial/artesanato.
Estima-se que daqui a um ano Marinhais já possa contar com este equipamento que certamente ajudará a promover a cultura, mas também contribuirá para dinamizar a economia local e valorizar o Largo da República.»
terça-feira, 24 de junho de 2014
O Clube Náutico de Salvaterra de Magos é vice-campeão Regional de Esperanças 2014 em Canoagem
«Decorreu no passado fim-de-semana no Montijo o Campeonato Regional de Esperanças em Canoagem da A.C.B.T “Associação de Canoagem da Bacia do Tejo”.
Esta prova contou com a presença de doze Clubes dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém e mais uma vez os atletas do Clube Náutico de Salvaterra de Magos.
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos congratula o Clube Náutico de Salvaterra de Magos, os seus atletas estiveram em grande plano conseguindo dois títulos de Campeões, dois títulos de Vice-campeões e mais um terceiro lugar no que diz respeito a classificações individuais.
Na classificação colectiva o CNSM alcançou o titulo de Vice-campeão 2014 a uma distância bastante reduzida do primeiro classificado e superando vários Clubes que participavam com mais atletas.
Classificações individuais de relevo:
· José Fernandes/Bernardo Francisco Campeões em K2 Cadete.
· Vítor Reis/Francisco Correia Campeões em K2 Infantil.
· João Murjal Vice-campeão em K1 Infantil
· Alexandra Almeida Vice-campeã em K1 Infantil Feminino.
· Maria Moreira Medalha de bronze em K1 Infantil Feminino.
Classificação colectiva:
1. C.C.Amora 205pts
2. C.N. Salvaterra De Magos 194pts
3. A.N. Amorense 157pts
4. C.N. Milfontes 130pts
5. C.C. Setúbal 52pts
6. Alhandra S.C 36pts
7. C.N. Sesimbra 36pts
8. C.C. Scalabitano RS 32pts
9. C.N. Barquinhense 14pts
10. Búzios A.N.S.C 10pts
11. C.M. Costa do Sol 1pts
12. C.A. Montijo 0pts
Todos os resultados disponíveis em: www.fpcanoagem.pt »
Salvaterra de Magos: 3º Festival “Grande Noite de Marchas”, 28 de Junho de 2014
A Associação Marcha Popular Coração do Ribatejo irá realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e dos Foros de Salvaterra, da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos e do Agrupamento de Escola de Salvaterra de Magos, o 3º Festival “Grande Noite de Marchas” no dia 28 de Junho (sábado) pelas 21 horas.
segunda-feira, 23 de junho de 2014
João Pedro Caniço é o novo vereador da CDU na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
«A Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do PCP vem por este meio informar que a partir de 18 de Junho procederá à substituição do actual vereador da CDU na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Orlando Garcia.
Esta substituição deve-se a razões pessoais do próprio vereador. Passará a assumir funções João Pedro Caniço, de 33 anos, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior, natural da freguesia de Marinhais e membro da Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do PCP.
A CDU reafirma a sua fidelidade ao projecto autárquico e ao programa eleitoral que apresentou à população do concelho nas eleições autárquicas de 29 de Setembro de 2013, garantindo que continuará a colocar a defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores e das populações, bem como a defesa do Poder Local democrático como elementos que norteiam a intervenção de todos os seus eleitos.
Salvaterra de Magos, 19 de Junho de 2014
A Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do PCP»
Imagem e texto in PCP - Salvaterra de Magos
Orlando Garcia (CDU) deixou de ser vereador na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
«A reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos realizada no passado dia 18 de Junho de 2014, foi a última em que o vereador Orlando Garcia, eleito pela CDU, participou, pois no final dos trabalhos apresentou o seu pedido de renúncia ao mandato de autarca.
O pedido de renúncia não indica qualquer motivo que justifique a opção do vereador, nem sequer, ao contrário do que já vi escrito, foram invocadas na missiva de renúncia razões pessoais.
Este pormenor (omissão de fundamento), somado à tentativa de encontrar uma explicação que o próprio optou por não dar, aliados ainda ao facto da CDU, a par do PS, terem sido as únicas forças partidárias que nas últimas autárquicas viram reforçado o peso eleitoral, passando a CDU, com Orlando Garcia, do 4º para o 3º lugar, não permitem compreender o que terá sucedido!...
Uma palavra de respeito pessoal e político por Orlando Garcia, empossado a 18 de Outubro de 2013 e que renunciou ao seu mandato 8 meses depois. Segue-se na lista da CDU, para o substituir, João Pedro Caniço (filho do ex-vereador BE, João Abrantes).»
Imagem e texto in Fazer por Salvaterra, fazer por Todos Nós, 23-6-2014
sábado, 21 de junho de 2014
"TOIROS DOS CONTENTORES" - FESTAS DE SALVATERRA DE MAGOS 2014
Veja este vídeo no MEO Kanal 84 81 31
Fonte: YouTube
Almeirim: Militar do NIC da GNR de Santarém ficou em prisão domiciliária
«Militar da investigação criminal do destacamento de Santarém é suspeito de ter tentado condicionar um inquérito-crime, a troco de contrapartidas financeiras.
Vai ficar em prisão domiciliária com pulseira electrónica o militar da GNR que foi detido, na quinta-feira, por suspeita de corrupção, determinou o Tribunal de Santarém.
O militar foi surpreendido pelos inspectores da Judiciária, na quinta-feira, quando ia receber a terceira parte do pagamento combinado, de um total que rondará os mil euros.
A detenção ocorreu em Almeirim, pouco antes do encontro marcado com a vítima.
A investigação tem pouco mais de um mês, tempo suficiente para que o Ministério Público e a Judiciária decidissem avançar com a detenção.
O GNR, de 47 anos, colocado na investigação criminal do destacamento de Santarém, é suspeito de ter sugerido à agora denunciante condicionar um inquérito-crime que tinha em mãos, a troco de contrapartidas financeiras.
Esta investigação começou com a denúncia da mulher que vinha efectuando os pagamentos e foi a própria GNR a enviar o caso ao Ministério Público.»
Fonte: Renascença online, 20-6-2014
sexta-feira, 20 de junho de 2014
Telma Sofia Couto Garcia natural de Santarém é a única mulher portuguesa procurada pela Interpol
«Telma Garcia tem 27 anos e estudou medicina em Portugal. É suspeita de ter tentado assassinar o marido, com a ajuda de um amigo, na Suiça. As autoridades suíças procuram-na desde o final de abril.
Mede 1,65m, pesará 67 quilos, tem cabelos pretos e olhos cinzentos (segundo informação policial). Chama-se Telma Garcia e, aos 27 anos, é a única mulher portuguesa na lista dos mais procurados da Interpol. O site daquela instituição refere que é procurada pelas autoridades suíças por homicídio e sequestro. O Observador apurou que Telma Garcia ter-se-á formado em medicina, em Portugal, e que é suspeita de tentar matar o marido na Suiça. Procuram-na há três meses.
Contactada pelo Observador, fonte do Ministério da Justiça e Polícia Suíço confirmou que Telma Garcia é procurada pelas autoridades suíças desde “finais de abril por tentativa de homicídio e eventualmente de sequestro”.
Tudo aconteceu numa madrugada de quarta-feira, a 23 de abril. Telma terá chegado à casa do marido em Rossens, cantão de Fisbourg, acompanhada de um amigo. Os dois ameaçaram de morte o marido dela, de 43 anos, com uma arma de fogo. Segundo o comunicado emitido, na altura, pela polícia de Fribourg, Telma e o amigo obrigaram o marido dela a beber “um cocktail” estranho. Seguiu-se uma briga. Ele tentou resistir. “Foi quando o homem o agarrou pelo pescoço e a mulher lhe desferiu um profundo golpe no pulso”, disseram as autoridades.
A vítima perdeu a consciência e quando acordou conseguiu ir para a rua pedir ajuda. Eram cerca de 3h quando um morador do bairro o encontrou e chamou as autoridades. O casal fugiu e o carro da vítima ainda foi dado como desaparecido. Mas acabou por ser encontrado no parque de estacionamento de um restaurante de estrada em Gruyère. Estava vazio. E trancado.
O Observador contactou a proprietária de um restaurante português local. “Lembro-me desse caso, foi muito falado nos jornais e na televisão. Mas nunca ninguém disse que envolvia portugueses”, revelou, sem querer identificar-se e sem fornecer mais pormenores.
O Observador tentou saber junto da Polícia Judiciária, em Portugal, se tinha informações sobre o caso, mas não obteve resposta. As autoridades suíças também não responderam se contactaram as autoridades portuguesas a propósito deste caso concreto.
Há uma página criada em nome de Telma no Facebook. Tem apenas quatro amigos e nenhum deles respondeu, por enquanto, ao Observador. No perfil, lê-se que Telma Garcia nasceu em Santarém, onde estudou antes de ter entrado numa universidade em Lisboa. Identifica-se como auxiliar médica numa empresa suíça, tal como na rede social Linkedin. O Observador encontrou dois registos com um nome igual ao de Telma em duas faculdades de Medicina, uma em Lisboa e outra no Porto.
Na página de Facebook, onde consta a imagem do site da Interpol e que terá sido criada em meados de maio por uma terceira pessoa, diz-se que Telma vive no Rio de Janeiro e que antes de se mudar para a Suíça viveu em Chaves.
Neste momento a Interpol procura 17 portugueses suspeitos de crimes por pedidos de autoridades internacionais. Telma é a única mulher portuguesa. Na lista dos procurados aparece outra mulher, mas com dupla nacionalidade: portuguesa e chinesa.»
Fonte: O Observador
Empresário de Almeirim preso por posse de droga
«Um empresário de Almeirim foi detido esta semana na posse de droga.
Ao que O Almeirinense apurou, as autoridades terão apanhado na posse do empresário perto de 1 kg de haxixe e perto de 25 g de heroína.
A operação, coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal, decorreu em Almeirim na casa do empresário, na oficina e também no resturante de que é proprietário perto do Largo General Guerra.
Terão também sido apreendidas viaturas.
O empresário foi presente ao juíz e ficou em prisão preventiva.»
Ao que O Almeirinense apurou, as autoridades terão apanhado na posse do empresário perto de 1 kg de haxixe e perto de 25 g de heroína.
A operação, coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal, decorreu em Almeirim na casa do empresário, na oficina e também no resturante de que é proprietário perto do Largo General Guerra.
Terão também sido apreendidas viaturas.
O empresário foi presente ao juíz e ficou em prisão preventiva.»
Fonte: O Almeirinense online, 20 de junho de 2014
Polícia Judiciária deteve militar da GNR de Santarém por corrupção
«A PJ deteve um militar da GNR por este ter, alegadamente, recebido dinheiro de uma queixosa para fazer andar um processo em investigação naquela força de segurança, revela a PJ.
Na sequência de uma investigação e em cumprimento de um mandado de detenção do Ministério Público, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ deteve um militar da GNR, que estava colocado em Santarém, por ter recebido dinheiro de uma denunciante como contrapartida para desenvolver a investigação de um processo-crime.
A detenção foi feita no momento em que o militar «se preparava para receber uma nova quantia em dinheiro», refere a PJ em comunicado, acrescentando que a investigação ao militar começou depois de uma participação da própria GNR.
Segundo o gabinete de imprensa, «o detido foi presente a Tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação».»
Fonte: TSF, 20 de junho de 2014
Recta do Cabo: Encontrado amarrado e morto a tiro num carro perto da Estalagem Gado Bravo
- Antiga Estalagem Gado Bravo -
«Um homem, aparentando cerca de 20 anos, foi encontrado morto dentro de uma viatura, esta sexta-feira, perto da antiga Estalagem Gado Bravo, na Reta do Cabo, Vila Franca de Xira. A vítima estava amarrada e tinha sido baleada.
De acordo com a fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, as autoridades foram alertadas cerca das 4 da madrugada desta sexta-feira por um segurança de uma das propriedades agrícolas existentes no local para a existência de um veículo, estacionado na Estrada do Camarão, com uma pessoa lá dentro.
Chegada ao local, a PSP encontrou um homem "com idade compreendida entre os 20/25 anos amarrado e vítima de disparo de arma de fogo, suspeitando-se de que terá sido vítima de um homicídio".
A Polícia Judiciária já se encontra no local e tomou conta do caso.»
Fonte texto: JN online, 20 de junho de 2014
Imagem com marca d'água in Google
Centros de saúde têm de atender no próprio dia doentes urgentes que peçam consulta
«Os centros de saúde vão ter de atender no próprio dia todos os doentes urgentes que peçam uma consulta. Estas unidades vão ter de acabar com os limites de vagas, uma das razões que levava muitos utentes a ir para os centros de saúde horas antes de abrirem - e até de madrugada - para conseguirem ser atendidos. Os médicos duvidam da medida, porque há falta de recursos humanos, e acreditam que tudo vai ficar na mesma, mas quem não cumprir arrisca multas até 45 mil euros.
As medidas têm de ser cumpridas imediatamente e surgem numa deliberação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), na sequência de um inquérito nos cuidados primários. Nele foi detetada desigualdade, incumprimento da legislação, utentes à porta na maioria das unidades e mecanismos que contornam o cumprimento dos tempos de espera.»
Fonte: Diário de Notícias online, 20 de junho de 2014
quinta-feira, 19 de junho de 2014
GNR detém um dos seus militares pertencente ao comando territorial de Santarém por suspeita de corrupção
«A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve esta quinta-feira um militar pertencente ao comando territorial de Santarém por suspeita de corrupção, revelou aquela força num comunicado enviado à Lusa.
Esta detenção ocorreu um dia depois de a GNR ter anunciado a detenção de outro dos seus militares - que exercia funções administrativas - no concelho de Almada, juntamente com mais quatro suspeitos dos crimes de roubo, usurpação de funções, sequestro e associação criminosa.
"Perante os factos apresentados e denunciados diretamente à GNR pela própria vítima, foram os mesmos de imediato participados pelo Comando Territorial de Santarém às entidades competentes", indicou a GNR no texto relativo à detenção de hoje, acrescentando que "ao nível interno, será ainda aberto o competente procedimento disciplinar".»
Fonte: Correio da Manhã online, 19 de junho de 2014
Benavente: Quercus alerta para abate de sobreiros na Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo
A Quercus foi alertada para o facto de estar a ocorrer um corte de dezenas de sobreiros verdes na zona da Adema, junto da EN 118, na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente, dentro de uma área classificada, ao abrigo da Rede Natura 2000, como Zona de Proteção Especial para aves selvagens do Estuário do Tejo, e Sítio de Importância Comunitária do Estuário do Tejo.
A Quercus solicitou a intervenção do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, assim como esclarecimentos (ainda não obtidos) ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas sobre autorização de abate de sobreiros, dado que estamos em plena época de nidificação das aves, e operações deste tipo podem ter impactes negativos consideráveis nas aves selvagens do local.
As operações em curso incluem também a retirada do local dos troncos e ramos das árvores cortadas e entretanto foi iniciada a instalação de um pivot de rega, o que revela a intenção de conversão com alteração do uso do solo para cultura de regadio, intensificando o sistema agrícola.
Na zona existe um montado de sobro junto dos campos agrícolas da lezíria do Tejo, numa paisagem típica ribatejana que importa conservar, devido à sua grande diversidade em termos biológicos, e como abrigo, área de alimentação e reprodução de várias espécies de fauna que ocorrem no local.
A Quercus apela à senhora Ministra da Agricultura para que não existam mais autorizações para abate de sobreiros em áreas importantes para a conservação da natureza e relembra que o sobreiro é uma espécie protegida e símbolo nacional.
Lisboa, 19 de Junho de 2014
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Fonte: Quercus
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Coruche: Detido pela GNR burlão que forjou a própria morte
«A GNR anunciou hoje a detenção, em Coruche, de um indivíduo referenciado por vários crimes de burla, falsificação e contrafacção/viciação de documentos, contrafacção de moeda, furto/viciação de veículos, sequestro e corrupção.
Em comunicado, a GNR afirma que o indivíduo foi detido na segunda-feira quando se dirigiu ao posto de Coruche, acompanhado por outro cúmplice, para ir apresentar queixa por, alegadamente, ter sido vítima de furto de automóvel.
Apercebendo-se de algumas incongruências no relato, os militares “constataram tratar-se de uma fraude para que a suposta vítima – o burlão – recebesse [da seguradora] o valor do veículo, que dizia ter sido furtado”.
Pedida a identificação do homem, septuagenário e natural de Mangualde, os militares verificaram que se encontra “referenciado um pouco por todo o país por diversos crimes e que supostamente tinha falecido em 2009”.
Segundo a GNR, “atendendo ao número de processos-crime em que o mesmo é arguido, presume-se que este burlão ‘profissional’ tenha forjado a própria ‘morte’ para se escapar à justiça e continuar a sua carreira no crime sem ser procurado”.
O detido terá feito este tipo de queixas fraudulentas em várias cidades do Alentejo, Norte Interior e Centro do país e atuava acompanhado por um cúmplice, adianta o comunicado.
Presente ao Tribunal Judicial de Santarém na terça-feira, foram-lhe aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais no posto da GNR da sua área de residência e de impossibilidade de contacto com o seu cúmplice.»
Fonte texto: Correio do Ribatejo, 18 de Junho de 2014
Imagem Google
Santarém: Prisão preventiva para João Nobre, suspeito de homicídio da sua mulher Maria Manoela
«João Nobre, o principal suspeito do homicídio por asfixia da sua própria esposa, Maria Manoela, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
O arguido, de 66 anos, foi ouvido no Tribunal de Santarém em primeiro interrogatório judicial na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, tendo o juiz de instrução criminal decidido aplicar-lhe a medida de coação mais gravosa.
O crime remonta à madrugada de sexta-feira, 13 de junho, altura em que o homem terá asfixiado até à morte a esposa, de 65 anos, tendo de seguida dito à família e aos vizinhos que a mulher teria falecido após se ter sentido mal, quando estava a ver as marchas populares na televisão.
Foi também esta a versão que João Nobre contou à PSP e aos bombeiros que foram à casa do casal, na Rua Almeida Garret, em Santarém, recolher o corpo de Maria Manoela.
Porém, a autópsia acabou por revelar indícios de crime e o homem acabou detido pela Polícia Judiciária (PJ) no passado domingo, 15 de junho.
Na vizinhança, ninguém se atreve a tentar explicar o que levou João Nobre a, alegadamente, assassinar a própria esposa, que foi a enterrar na tarde de segunda-feira, dia 16, para o cemitério de Santarém sem a presença do marido, que estava a ser interrogado em Lisboa pela PJ.
"O que se passou entre os dois naquela noite só eles o sabem", disse à Rede Regional Manuela Fazenda, uma amiga da vítima que esteve a fazer compras com o casal na tarde de quinta-feira, poucas horas antes do crime.
"Ela andava um bocado adoentada, mas nunca me fez qualquer queixa do marido, ou me disse que brigavam ou que era maltratada", acrescentou a mesma mulher, para quem "ninguém conseguia imaginar que uma coisa destas pudesse acontecer".
Segundo os vizinhos, João e Maria Manoela tinham feitios diferentes.
A mulher, que cozinhava fritos e empadas para vender em vários cafés da cidade, era muito conversadora.
"Falava com toda a gente, e todos gostavam muito dela", disse Helena Albo, outra vizinha, acrescentando que toda a família, incluindo os dois filhos e os netos do casal, sempre foi "muito bem vista" na cidade.
Já o homem, que estava reformado depois de ter sido chefe de garagem na Rodoviária de Santarém, é "mais sisudo e reservado", segundo Orlando Costa, o proprietário do café que o casal frequentava todos os dias.
"Eu nunca os vi discutir, nem nunca se comentou por aqui que tivessem problemas", garante o mesmo.»
Fonte: Rede Regional, 18 de Junho de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)