sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Serviço Ferroviário de Passageiros Coruche/Setil termina no dia 30/9/2011



«A 22 de Julho de 2009 foi celebrado um Protocolo entre a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Câmara Municipal de Coruche, Câmara Municipal do Cartaxo e CP – Comboios de Portugal e a Refer, que permitiu a reabertura da Linha de Vendas Novas (Coruche/Setil) ao transporte ferroviário de passageiros.

Um Protocolo que pela sua importância e dimensão, foi na altura considerado pela própria tutela como um protocolo inovador a nível nacional.

Decorridos os seus 2 anos de período experimental de exploração da linha, a Administração da CP reuniu a 14 de Julho com os 3 Municípios, tendo Salvaterra de Magos e Coruche demonstrado interesse na renovação deste protocolo e na consequente continuidade deste serviço à população.

Na corrente semana a Administração da CP informou a Câmara Municipal que a partir do próximo dia 1 de Outubro deixará de efectuar este serviço, não renovando o protocolo.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lamenta esta decisão, pois cumpriu todos os compromissos que no âmbito deste protocolo assumiu com a CP, financeiros e não-financeiros, lamentando inclusive que o esforço desenvolvido e reconhecido em 2009, na implementação de um meio de transporte amigo do ambiente e potencial elemento de desenvolvimento da região, seja deste modo finalizado.

Honrámos os nossos pagamentos, criámos redes complementares de circuitos rodoviários de acesso às estações de Muge e de Marinhais através da rede municipal Magos Bus, e dentro das nossas possibilidades incentivámos à utilização deste meio de transporte por parte da nossa população.

Lamentamos a finalização deste serviço, decidido pela CP, e os transtornos que o fim deste serviço trará aos nossos munícipes, pois somos o município que maior número de passageiros diários tem a utilizar este transporte público.

Um descontentamento que já fizemos chegar à Administração da CP e que é reforçado pelo conhecimento público da existência de diversas linhas a nível nacional com perdas na sua exploração, que permanecem activas.

Paços do Concelho, 01 de Setembro de 2011

A Presidente da Câmara Municipal

Ana Cristina Ribeiro»


(01-9-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário