sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Benavente: Cidadãos contra touradas em Samora Correia


«Um grupo de cidadãos de Samora Correia pede a intervenção da Câmara Municipal de Benavente na proibição da realização de duas corridas de toiros na cidade, no âmbito das tradicionais festas em honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe.

O recém-criado movimento "Samorenses Anti-Touradas" pede ao presidente da autarquia de Benavente, através de uma mensagem amplamente veiculada na Internet,  para que "recuse conceder qualquer licença ou autorização para a realização  desta ou de qualquer outra tourada".  

"Infelizmente, há quem tente, recorrendo à instalação de praças de touros ambulantes, ir fazendo espectáculos tauromáquicos numa tentativa desesperada de salvar a indústria tauromáquica do estado de declínio ruinoso em que  se encontra", refere a mensagem.  

Simultaneamente, os cidadãos pedem que o autarca se "oponha à construção de uma praça de touros em Samora Correia" e que se construam, em sua substituição, infra-estruturas como "um hospital, uma repartição de finanças ou um  tribunal que conceda à cidade de Samora Correia o título que esta aufere".

Em resposta, o presidente da autarquia, António José Ganhão (CDU), refere que "a Câmara não pode nem deve deixar de licenciar aquilo que a lei permite". 

"A lei prevê que possam existir espectáculos e corridas de toiros no nosso país e que as mesmas se realizem em recintos desmontáveis, sendo para  isso necessário cumprir a lei" em matéria de condições de segurança, referiu.

Como tal, "não pode ser o presidente da Câmara a impedir a realização de qualquer destes espectáculos", concluiu António José Ganhão.»


in CM online, 19-8-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário