segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ACES - Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria garante que “não vai encerrar as extensões de saúde de Glória do Ribatejo nem de Foros de Salvaterra”



«O ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria fez chegar, esta segunda-feira, à redacção do jornal O Ribatejo um comunicado garantindo que não vai encerrar as extensões de saúde de Glória do Ribatejo nem de Foros de Salvaterra.







O ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria fez chegar esta segunda-feira à redacção do jornal O Ribatejo um comunicado para esclarecer as questões levantadas pelas “noticias que recentemente têm vindo a ser publicadas nos órgãos de comunicação social, relativamente à falta de médicos no concelho de Salvaterra de Magos”.
O ACES refere que “se encontram afectos ao Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, presentemente, sete médicos, sendo que dois pediram aposentação no final de 2012. Estão inscritos no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, à presente data, 21.131 utentes, distribuídos da seguinte forma: Unidade de Foros de Salvaterra 4.191 utentes; Unidade da Glória do Ribatejo 4.937 utentes; Unidade de Marinhais 5.722 utentes e na Unidade de Salvaterra de Magos 6.281 utentes”.
Segundo o ACES, “dos 21.131 utentes inscritos, 8.704 não têm médico de família, o que corresponde a cerca de 41%, nomeadamente, 1.702 utentes em Foros de Salvaterra; 3.043 em Glória do Ribatejo; 3.942 em Marinhais e 17 em Salvaterra de Magos. O número médio de utentes inscritos em cada um dos sete médicos é de 1.841”.
O ACES adianta que “das cinco vagas que foram atribuídas ao Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria no último concurso para a contratação de profissionais médicos, apenas uma foi ocupada, por inexistência de candidatos, apesar disso, em Junho do corrente ano, foi colocado um novo médico para o Centro de Saúde de Salvaterra de Magos”.
O ACES recorda que “as Unidades de Saúde Granho e Muge foram encerradas em Novembro de 2011, estando os utentes, desde então, a ser encaminhados para a Unidade de Saúde de Glória do Ribatejo. Contrariamente ao que tem sido noticiado, não se prevê o encerramento da Unidade de Saúde da Glória do Ribatejo. Contrariamente ao que tem sido noticiado, não só não se prevê o encerramento da Unidade de Saúde de Foros de Salvaterra, como estão a ser construídas novas instalações para a mesma, que deverão estar concluídas no final do presente ano”.
Sublinha que “no passado dia 21 de Outubro, entrou em funções a nova Unidade de Cuidados na Comunidade de Salvaterra de Magos, a qual, entre outras actividades, concentra em si a realização das visitas domiciliárias no concelho. A criação desta Unidade levou a uma reafectação dos enfermeiros colocados nas diversas Unidades, na tentativa de maximizar os recursos disponíveis. No entanto, todas as extensões de saúde possuem, pelo menos, um enfermeiro. No passado dia 1 de Novembro foi esta equipa de enfermagem reforçada com mais um elemento”. Desta forma, afirma o ACES que “não correspondem à verdade as afirmações de que os utentes não têm apoio na prestação de actos de enfermagem”.
O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria tem “mantido, de forma constante, contactos com a Associação de Utentes do Concelho de Salvaterra de Magos e com o presidente da Câmara, na procura incessante de soluções que permitam colmatar a escassez de recursos médicos existentes, tendo a ultima reunião decorrido no passado dia 7 de Novembro”.
Assume o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria “estar ao lado da população no reconhecimento dos seus direitos, estando confiante que a Administração Regional de Saúde possa, tão rapidamente quanto possível, encontrar solução para o problema”.»


Fonte: O RIBATEJO online, 18-11-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário