quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morreu o poeta popular João Vieira (Sabino), natural de Muge

 
 


 
João Vieira (Sabino), um grande Poeta Popular da nossa região e do nosso País, morreu esta madrugada, aos 92 anos, no Hospital de Vila Franca de Xira. O Município de Benavente está de luto pela morte do seu poeta popular tão carismático e sedutor com as palavras.
 
Um Homem de Saberes, João Vieira, para os amigos João “Sabino”, nasceu na Vila de Muge, a 15 de Outubro de 1920.
 
Foi trabalhador rural, feitor na Mata do Duque, Director dos Serviços Agrícolas na F.I.T. (Fomento da Indústria do Tomate), Agricultor, Inventor e Poeta Popular. Residia em Benavente desde 1960.
 
A sua enorme capacidade de comunicação, o seu verbo agudo e vivo, a inventiva poética e a sua humanidade tocante, granjearam-lhe o respeito e a admiração de todos aqueles que com ele privaram.
 
Era difícil não ser seu amigo, como difícil era não ficar contagiado pelo seu optimismo, pelos seus conselhos, pelo seu amor à vida – e pelos seus versos, os quais lhe surgiam espontâneos e inesperados, plenos de verdade e ensinamentos.
 
A poesia de João “Sabino” permanece, nos livros que nos deixou, como testemunho de um tempo, de uma fulgurante e lúcida memória. Por estes versos perpassa uma preocupada lisura, de sentido moral e social, uma vibração incomum, uma sensibilidade à flor da pele e um profundo saber das coisas do mundo e da vida. Uma poesia, que sendo popular (ou seja, não académica nem enfeudada a ressonâncias espúrias) se escreve no sentido, nos sentidos mais amplos e perenes de vida e do vivido.
 
João Vieira (Sabino), publicou 4 livros de versos: “Versos dos Saberes da Vida” (2001); “Versos do Coração” (2002); “Pão de Versos” (2003) e “Frutos de Outono” (2003), todos em edição de autor, e um livro de memórias “A Minha História” (Publicação da Câmara Municipal de Benavente / 2005), no qual o autor a ver, na simplicidade do discurso directo, escrevendo como falava, o seu singular percurso, abrindo-nos as portas da sua vida, da sua intimidade, contando-nos de forma sentida e, por vezes, empolgada, a caminhada por uma vida recheada e invulgar.
 
João Vieira (Sabino) um homem dentro do seu tempo, do nosso tempo – Um Homem de Saberes.
 
 
 
 
 
 
 
Nota do editor:
O funeral de João Vieira (Sabino) realiza-se amanhã, sexta-feira, 30 de novembro de 2012, pelas 11 horas, na Igreja Matriz de Benavente.

Sem comentários:

Enviar um comentário