quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Glória do Ribatejo: Arsénio Dias condenado a 25 anos de prisão por matar pai

«O topógrafo de 39 anos que matou o pai à pancada e agrediu a mãe, deixando-a inconsciente, em Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, em Outubro do ano passado, foi condenado pelo Tribunal de Benavente à pena máxima de 25 anos de prisão. Terá ainda de indemnizar a mãe em 120 mil euros pelas agressões e pela morte do marido.


- Arsénio Dias -



O colectivo de juízes concluiu que o arguido, Arsénio Dias, com um passado manchado por casos de violência doméstica, não manifestou, durante o julgamento, qualquer arrependimento pelo homicídio do pai, chegando a afirmar que apenas tentou imobilizá-lo para se defender. Alegou que o pai, João Dias, 59 anos, também o agredia e que naquela noite tinha batido com a cabeça numa pedra.

Ficou provado em tribunal que o arguido agiu com crueldade e de forma "violentíssima". Depois de ter dado um soco na cara ao pai, atirando-o ao chão, saltou várias vezes a pés juntos sobre o corpo, ao mesmo tempo que lhe dava pontapés.

Ao aperceber-se da situação, a mãe, Quitéria Coutinho, começou a gritar por socorro, enquanto procurava afastar o filho, mas este empurrou-a para o chão com tal violência que perdeu os sentidos. Quando recuperou, tentou fugir para casa de familiares, mas foi impedida pelo filho, que a agrediu a murro e pontapé . Valeram-lhe outras pessoas que iam a passar na rua e a salvaram, enquanto o agressor fugia, vindo mais tarde a entregar-se à GNR.

Ao ouvir a condenação, a defesa de Arsénio Dias anunciou de imediato que pretendia recorrer da decisão, alegando que o arguido deveria ser considerado inimputável.

O Ministério Público de Benavente já fez saber que discorda, defendendo que o arguido não apresenta sinais ou sintomas que constituam anomalia psíquica grave e capaz de o impedir de avaliar a realidade.»



in Correio da Manhã online, 19-10-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário