quinta-feira, 12 de maio de 2011

Paço dos Negros, Almeirim: Paço Real da Ribeira de Muge assinala 500 anos

«As comemorações dos 500 anos do Paço Real da Ribeira de Muge, em Paço dos Negros, concelho de Almeirim, vão realizar-se no sábado, 14 de Maio, com uma grande festa aberta à participação popular.

 
- Fotografia de Gustavo C. -


A abertura dos festejos está marcada para as 15 horas, com uma visita ao moinho e à capela de S. João Baptista.

“Paço dos Negros da Ribeira de Muge – A Tacubis Romana” é o nome do livro do historiador local Manuel Evangelista que vai ser lançado pelas 16 horas.

A sessão solene dos 500 anos do paço (1511 – 2011) está marcada para as 17h30, numa cerimónia em que a Academia da Ribeira de Muge fará a leitura da Carta-Escritura, seguida de uma dissertação sobre a história do monumento.

O destaque das comemorações vai para o jantar real, que começa pelas 19 horas, com uma ementa composta por pratos como o caldo dos escravos, porco no espeto à D. Sebastião, acompanhado com arroz do cardeal e salada de alface orelha de mula.

Além dos doces e frutas, a sobremesa é composta por manjar dos escravos, pudim dos frades, bolo de mel, arroz-doce e bergamotas do pomar real.

As inscrições podem ser feitas através do número 936 573 475.

Segue-se uma actuação dos Strella do Dia, um grupo de música medieval que tem sido presença regular nos eventos mais importantes deste género em Portugal, e que estarão em estreia absoluta na região.»

Texto in O Ribatejo online, 11-5-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário