sexta-feira, 4 de março de 2011

Concheiros de Muge na lista de novos monumentos nacionais aprovados em Conselho de Ministros

«Os concheiros de Muge (em Salvaterra de Magos), as piscinas de marés de Leça da Palmeira e o antigo convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa (no Redondo) são alguns dos novos monumentos nacionais, aprovados hoje em Conselho de Ministros.

O "excepcional interesse nacional" levou a que o Governo decretasse a classificação como monumentos nacionais, além dos três referidos, também o Terreiro da Batalha do Ameixial, em Estremoz, onde em 1663 teve lugar a batalha do Ameixial entre D. Sancho Manuel, Conde de Vila Flor, e D. João de Áustria à frente das tropas castelhanas; o sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga no século XVIII, designado por Sete Fontes; e a Casa de Chá da Boa Nova, localizada em Leça da Palmeira, instalada num edifício que foi uma das primeiras obras (1958-1963) do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Da lista constam também a residência de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, designada por Casa do Passal, e a Igreja do Carmo, presumivelmente a localizada em Coimbra, já que é a única que se encontra no site do Igespar em processo de classificação - mas o Conselho de Ministros não identifica a sua localização.

No caso do antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo, está também incluída a sua cerca.

A denominação como monumentos nacionais advém do "valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados, aliado aos critérios de autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, revelados pelo modo como foram apropriados pelos cidadãos e na relevância simbólica que adquiriram, como lugares das artes e da memória histórica e política", justifica o comunicado do Conselho de Ministros.»


in Público online, 03-3-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário