Com vontade de conhecer o Ribatejo, por entre as suas Adegas à beira do Tejo? A sugestão vai para o Percurso Beira Tejo, onde existe uma grande diversidade de aderentes da Rota do Vinho e da Vinha do Ribatejo.
A Rota pode ser iniciada de Sul para Norte. Em Samora Correia não está registado nenhum aderente, no entanto aqui podem ser visitadas a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, as Fontes, a Quinta da Murteira ou o Palácio do Infantado. Para um início de Rota mais tranquilo, é possível caminhar um pouco pelo Parque Ribeirinho de Samora Correia, com uma vasta área verde ao longo das margens do Rio Tejo. A viagem segue para Salvaterra de Magos, na localidade de Muge (13 km de Salvaterra de Magos). Em Muge, encontra-se a Casa Cadaval, uma vasta edificação inserida num complexo agrícola. Esta adega disponibiliza visitas guiadas, visita das vinhas, prova de vinhos, venda de vinhos e de produtos agrícolas e recebe os visitantes com um vídeo de apresentação. A recepção pode ser feita em Inglês, francês, alemão ou italiano.
A próxima paragem chega 15 km depois, em Almeirim. Situada em Benfica do Ribatejo, a Quinta das Torgueiras realiza visitas guiadas, visitas às vinhas, prova de vinhos e venda de vinhos. (línguas: inglês e francês). Seguindo a sinalização, poucos quilómetros mais à frente, é possível visitar a Quinta do Casal Branco, uma herdade de grande dimensão que, para além da agricultura se dedica à criação de cavalos. São disponibilizadas visitas guiadas, às vinhas, prova de vinhos, venda de vinhos e de produtos agrícolas. Se houver necessidade, o atendimento será feito em inglês, francês ou espanhol.
Ainda em Almeirim, existem a Quinta da Alorna (adquirida em 1723 pelo Vice-Rei da Índia), a Quinta do Casal Monteiro (típica exploração agrícola), a Quinta das Chantas (integrada na cidade de Almeirim, cujas vinhas estão localizadas nos concelhos de Santarém e Alpiarça) e a Adega Cooperativa de Almeirim (situada em pleno coração do Ribatejo). Em todas estas Quintas referidas e na Cooperativa, é possível ter visitas guiadas, visitas às vinhas, prova e venda de vinhos; destaca-se a compra de artesanato na Quinta do Casal Monteiro e lugares sentados para provas na Quinta das Chantas. Se marcado com antecipação, a Quinta da Alorna disponibiliza também refeições típicas e folclore/espera ou tenta de toiros.
Depois de Almeirim, chega-nos Alpiarça (sensivelmente a 7km de Almeirim) onde se concentram 4 importantes produtores de vinhos do Ribatejo: Quinta dos Patudos (composta pela Casa dos Patudos, que alberga uma das melhores colecções de arte do País), Casa Agrícola Paciência (situada em plena vila de Alpiarça, de carácter rural), Quinta da Lagoalva de Cima (representativa da arquitectura aristocrática) e Quinta de S. João (propriedade da Sociedade Agrícola Pinhal da Torre). Realizam-se visitas guiadas, visitas às vinhas, provas e vendas de vinho em todas as Quintas. É ainda possível comprar produtos agrícolas na Quinta da Lagoalva de Cima.
Ao sair de Alpiarça, encontramos em Vale dos Cavalos (8,5km depois) a Quinta do Meirinho (explorada por uma família há 3 gerações). Realizam-se visitas guiadas, visitas às vinhas, prova e venda de vinhos.
Este percurso pode acabar na pacata Vila da Golegã, tipicamente ribatejana, famosa pela sua Feira dos Cavalos e que integra a reserva Natural do Paúl do Boquilobo.
É no Ribatejo que se podem descobrir os grandes horizontes de campinas, serranias verdejantes, tesouros góticos e manuelinos, tradições Tauromáquicas e Equestres, tudo de mãos dadas ao Rio Tejo. Vale a pena a visita.
Texto in http://jornalalpiarcense.blogspot.com/ , 15-8-2010
Imagem in Google
Vídeo in YouTube
Sem comentários:
Enviar um comentário