quinta-feira, 30 de junho de 2011

Benavente: morreu mulher colhida por touro (vídeos)

Um touro fugiu do controlo dos campinos durante as festas de Benavente, deixando três pessoas gravemente feridas. Gertrudes Lima, de 82 anos, não resistiu às perfurações. Veja vídeos em baixo

A mulher que ficou gravemente ferida por um touro que fugiu durante as festas de Benavente, faleceu anteontem, no Hospital de São José, em Lisboa. Gertrudes Lima, de 82 anos, sofreu perfurações no tronco, que acabaram por ser fatais.

A notícia, avançada hoje pelo "Correio da Manhã", revela ainda que a Câmara de Municipal de Benavente - que dispõe de um seguro de responsabilidade civil que cobre os incidentes nos festejos - jà foi entretanto contactada por várias pessoas que solicitaram indemnizações pelos estragos causados pelo animal, nomeadamente em viaturas e estabelecimentos comerciais.

O touro fugiu do controlo dos campinos, num percurso de cerca de um quilómetro sem qualquer tipo de proteções. Testemunhas dizem que um homem terá passado à frente do animal com um capote, levando a que o touro se afastasse do restantes cabrestos.

Assustado, o animal investiu nos muitos populares que participavam nas festas. Três pessoas ficaram feridas gravemente e outras duas sofreram ferimentos ligeiros ao serem colhidas pelo touro.

A octogenária foi posteriormente transferida para o hospital de São José, em Lisboa, onde esteve internada na Unidade de Cuidados Intensivos, acabando por falecer anteontem à tarde.


 





in Expresso online, 30-6-2011


O que se passa com o Blogger? Não consigo entrar em 'Mensagens de blogue'!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Polícia Judiciária investiga corrupção na Câmara Municipal de Benavente

«Inspectores da Judiciária estão, desde a manhã de hoje, a fazer buscas na autarquia e empresas. Algumas pessoas foram detidas

Inspectores da Unidade Naicional contra a Corupção da Polícia Judiciária estão, desde a manhã de hoje, a fazer buscar e a deter pessoas na zona de Benavente.

De acordo com informações recolhidas pelo DN, as diligências enquadram-se no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de corrupção na autarquia local.

O caso envolverá quadros da câmara e empresários.»


in DN online, 29-6-2011

Foros de Salvaterra - Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria 2011, 8 a 11 Julho



«Nesta terra de "foreiros", a Igreja Paroquial de Foros de Salvaterra ostenta a imagem do Imaculado Coração de Maria, padroeira em honra da qual se concretizam estes festejos, com actividades para todos os gostos, como uma vacada às 19h00 de dia 11, demonstrações de acrobacias aéreas, bailes e jogos tradicionais.»

Texto in jornal "i" online, 28-6-2011
Imagem in Facebook

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos: Manuel das Neves substitui César Peixe no executivo

«A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos passará a contar com Manuel das Neves na sua vereação.

O Sr. César Peixe terminou na passada sexta-feira, 24 de Junho, as funções de Vereador que exercia na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

Os motivos que conduziram César Peixe ao termino antecipado das suas funções na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos são de caracter exclusivamente pessoal, razões estas que foram apresentadas e compreendidas pela Sra. Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro.

Mais informamos que no cumprimento da lei, tomará posse Manuel das Neves, o elemento seguinte na lista de candidatos do Bloco de Esquerda, integrando a equipa que prosseguirá o cumprimento do programa definido para a Câmara Municipal no actual mandato.»


(27-6-2011)


Novo aeroporto de Lisboa: Câmaras Municipais querem clarificação sobre terrenos

«Os presidentes das Câmaras do Montijo e Benavente querem que o Governo clarifique a situação dos terrenos da envolvente ao novo aeroporto de Lisboa, a poucos dias do fim do prazo das medidas que restringem a construção naqueles concelhos.

As medidas preventivas, que impedem a construção na zona envolvente ao campo de tiro de Alcochete, para onde está previsto o novo aeroporto de Lisboa, terminam na próxima na próxima sexta-feira e não podem ser prorrogadas. Contactada pela Lusa, a presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes (PS) disse que as medidas preventivas actuais são limitadoras e defendeu que "o mais importante é haver uma clarificação da situação". "Não se pode ficar eternamente na expectativa, o que vai acontecer depende da posição do Governo, mas é urgente que seja clarificada essa posição. Não há nada pior que a indefinição", frisou. Ainda assim, "à cautela devem existir medidas, pois se existirem licenciamentos no terreno poderão depois estar em causa devido ao novo aeroporto e originar indemnizações", explicou.

Para o presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão (CDU), as medidas preventivas deviam cair para "aliviar o município do afastamento de muitos investidores por causa das restrições". Ganhão considerou que este processo "pode vir a ser considerado "uma perda de tempo", caso se chegue "à conclusão que as medidas não serviram para nada". "Tal como indemnizaram os municípios da parte norte do Tejo", quando foi aprovada a mudança de local do novo aeroporto de Lisboa da Ota para o campo de tiro de Alcochete, "também nós deveríamos ser indemnizados pelos prejuízos causados", referiu. No entanto, o autarca acrescentou à Lusa que não é intenção da Câmara Municipal pedir qualquer compensação ao Estado.

As medidas preventivas estão impostas nas áreas destinadas à implantação do novo aeroporto de Lisboa nos concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Alcochete, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Palmela, Setúbal, Moita e Vila Franca de Xira. As medidas foram fixadas em 2008, por dois anos, com possibilidade de prorrogação por um prazo não superior a um ano.»



in DN online, 28-6-2011


domingo, 26 de junho de 2011

Benavente: Mulheres Forcadas

O machismo de muitos homens e as críticas por parte dos grupos de forcados masculinos são dois adversários difíceis para o Grupo de Forcados Femininos de Benavente, o primeiro composto por mulheres em todo o país.



 
"Nem todos reconhecem o nosso trabalho", refere Susana Frieza, 16 anos, cabo do grupo e impulsionadora do projecto que nasceu há cerca de três anos em Benavente. As principais críticas, dizem, têm surgido por parte do sexo masculino: "Os homens dizem que o nosso lugar é em casa, a lavar a loiça e a coser meias". "Os homens dizem que não é para nós, mas não ligamos", afiança Sara Rodrigues, 24 anos, outro elemento do grupo. Trajada a rigor, Susana Frieza prefere valorizar os "muitos aplausos" do público. Já "os comentários maus dão-nos força para continuar", acrescenta.

João Lima, presidente da direcção do Grupo de Forcados, que integra o sector feminino e o masculino, refere que "há uma altura em que os homens perguntam o que elas estão ali a fazer, mas depois as coisas começam a correr bem". "Para mim, as mulheres têm tanto direito como têm os homens e enquanto cá estiver vou fazer o possível para que se mantenham", assegura o dirigente, entusiasmado com o projecto.



 
O presidente da direcção explica que as temporadas têm corrido dentro da normalidade e "já há quem peça especificamente a participação do grupo feminino, que está sempre disposto a actuar". Nélia Pereira, 27 anos, outro dos elementos, garante que a ideia é "para continuar". Até porque "temos bastante orgulho em ser o único grupo feminino no país e no mundo e só queremos continuar a dar mais e mais". O grupo tem agora como objectivo participar fora do país. "Queremos continuar a mostrar aquilo que sabemos fazer", conclui Susana Frieza.


Texto in DN online, 26-6-2011
Imagens in Google

sábado, 25 de junho de 2011

Benavente: Touro feriu cinco pessoas durante as festas

«Três pessoas ficaram hoje feridas gravemente e outras duas sofreram ferimentos ligeiros ao serem colhidas por um touro durante as festas de Benavente, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

José Guilherme, comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente, disse à Lusa que, quando era conduzido para a manga onde iria decorrer a largada, o touro fugiu do grupo de cabrestos e de campinos que o conduziam pelas ruas da vila, tendo atingido cinco pessoas.

Segundo disse, dois dos feridos foram assistidos no local e conduzidos ao centro de saúde de Benavente, tendo os outros três sido levados para o hospital de Vila Franca de Xira.

A senhora que ficou gravemente ferida sofreu perfurações e havia suspeitas de traumatismo craniano, disse.

Também os outros dois feridos graves foram transportados com suspeitas de traumatismo craniano, tendo um deles sofrido lesões oculares e o outro ferimentos em várias partes do corpo, disse a fonte.

O hospital de Vila Franca de Xira confirmou a entrada das três pessoas, adiantando apenas que estão "estáveis" e "em observação".»


in JN online, 25-6-2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Casal de assaltantes detido em Muge


«Um casal, de 49 e 50 anos, foi detido ontem à tarde pela GNR, por ter assaltado um armazém de materiais de construção, em Muge, Salvaterra de Magos. Mais dois homens participaram no furto, mas conseguiram fugir.»


in CM online, 22-6-2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Câmara Municipal de Benavente vai pedir suspensão das obras na EN 118 durante a campanha do tomate

«A Câmara Municipal de Benavente decidiu, na reunião de terça-feira, pedir a interrupção das obras que decorrem na ponte da Vala Nova e no pontão da Várzea (Samora Correia), na estrada nacional 118, durante a campanha do tomate.

"Não podemos pôr em risco a produção de tomate, que é algo muito importante para a sobrevivência dos agricultores e para o país", afirmou o presidente da autarquia, António José Ganhão, lembrando que entre o final de Julho e Setembro, período de colheita e transporte do tomate, existe um fluxo de transporte lento que, associado às obras, "pode pôr em causa a circulação de uma forma geral".

A Estradas de Portugal comunicou à autarquia, que perante as preocupações apresentadas, se vai reunir na próxima semana com o empreiteiro responsável pela obra para ver da possibilidade de algum ajustamento, "que possa permitir melhor fluidez da circulação".

Depois disso, irá marcar uma reunião com a autarquia, pretendendo António José Ganhão que nesse encontro estejam presentes, além dos autarcas, as associações de produtores e a administração da IDAL, "a maior fábrica de transformação de tomate do país", que se encontra instalada no concelho.

As obras tiveram início em Janeiro e têm previsão de conclusão para Setembro, tendo os constrangimentos de trânsito que está a provocar motivado, nomeadamente, a aprovação, pela Assembleia Municipal de Benavente, de uma moção que pede a intervenção da EP "no sentido de encontrar soluções para aumentar o ritmo da obra e minimizar as consequências dos constrangimentos na circulação" e ainda reforçar a sinalização "de modo a prevenir acidentes".

A moção refere, nomeadamente, que as obras têm causado "inúmeros constrangimentos/prejuízos a milhares de utentes que diariamente utilizam esta via para as suas deslocações".

Como exemplo, cita o tempo que demora actualmente a viagem entre Samora Correia e Salvaterra de Magos (13 quilómetros), mais de uma hora, contra os 12 a 15 minutos que eram habituais.

A moção aponta o "reduzido número de trabalhadores" envolvidos na obra e o não recurso ao trabalho nocturno para defender a possibilidade de "reformular o plano de obra, de forma a minimizar os impactos negativos junto de milhares de pessoas e de agentes económicos".»


in JN online, 22-6-2011

sábado, 18 de junho de 2011

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou o Concurso Público para Arranjo Urbanístico do Rossio de Muge

«Câmara Municipal lançou o Concurso Público para a empreitada que vai requalificar esta área de Muge e a Vala do Rio Mugem, no valor de 951.571,97 euros.


No seguimento da apresentação pública efectuada pela Câmara Municipal à população de Muge, na Casa do Povo, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos acaba de lançar um Concurso Público para a Empreitada de Arranjo Urbanistico do Rossio de Muge e Reabilitação da Vala do Rio Mugem, cujo valor base traduz um investimento estimado de 951.571,97 euros.

Esta obra terá uma áre total de intervenção superior a 7,2 hectares e virá dotar o Rossio de Muge e a Vala do Rio Mugem das seguintes mais valias:

- Parque de Merendas
(uma recatada área de lazer e refeições, com mesas, bancos, bebedouros e duas churrasqueiras, e um passadiço de madeira colocado a nível superior que vai permitir o visionamento da foz da ribeira e da ponte metálica)

- Espaço de Jogo e Recreio
(uma área composta por equipamentos com superficie em borracha, área destinada a jogos com relva, área de recreio infantil, bebedouro e zona de jogos tradicionais)

- Alameda Pedonal
(alameda pedonal e ciclável)

- Área de Estadia/Lazer
(composta por equipamentos que permitem contemplar a paisagem envolvente)

- Recinto das Festas e Edificio de Apoio às Festas
(composto pela construção de um novo edificio de apoio às festas, complementado por um pátio/esplanada com pavimento em calçada, aompanhado por um terreiro de cerca de 6.000m2 para instalação dos equipamentos afectos às festas)

- Área de Tratamento de Resíduos Verdes

Esta obra será cofinanciada pelo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), no âmbito da candidatura apresentada pela Câmara Municipal, que mereceu a aprovação por parte das entidades gestoras.

Para a Sra. Presidente, Ana Cristina Ribeiro, “esta é uma obra que vai reabilitar um espaço muito querido e muito ligado à população de Muge, dando-lhe a utilização, imponência e envolvência que ele merece, para que a população possa fruir das suas aptidões e qualidades naturais.”

Trata-se de um projecto de qualidade reconhecida, aprovado pela CCDR do Alentejo no âmbito da candidatura apresentada pela Câmara Municipal, na valorização do espaço rural, “tendo a nossa candidatura sido aprovada num núcleo restrito inferior a 20 projectos, quando o total de projectos era de 98. É portanto uma aprovação que comprova a mais valia deste projecto e que muito nos orgulha”, informa a Sra. Presidente.

O concurso está lançado na Plataforma Electrónica de Contratação Pública (CONSTRULINK), decorrendo neste momento o prazo de recepção de propostas por parte das empresas interessadas, segundo-se a selecção da empresa vencedora e o natural inicio da obra.»


(2011-05-26)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Almeirim: Um morto em choque entre camião e motociclo

«Um homem morreu, esta manhã, na sequência do choque entre o motociclo que conduzia e um camião, junto à fábrica da Compal, em Almeirim.

A GNR de Almeirim está a investigar as circunstâncias em que ocorreu o choque entre um motociclo e um camião carregado de sumos. O motociclista faleceu no local.

O acidente ocorreu cerca das 6.30 horas desta sexta-feira, na EN118, junto à fábrica da Compal, em Almeirim.

A estrada esteve totalmente cortada durante cerca de duas horas. Cerca das 9.30 horas uma das faixas de rodagem estava ainda vedada ao trânsito, com as autoridades a aguardar a remoção do cadáver.

Os Bombeiros de Almeirim acorreram ao acidente com nove homens e duas viaturas.»


in JN online, 17-6-2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Muge: Homenagem a Luís 'Gato' e Marco 'Pitorra'


- Luís 'Gato' faleceu em Outubro de 2010 -


A Comissão de Festas de Muge leva a efeito um torneio de Futebol de Salão designado "Taça Marco Gonçalves/Luís Caixa".

Este evento que pretende homenagear os dois jovens mugenses, recentemente desaparecidos, realiza-se no Ringue de Muge, hoje, quinta-feira, das 20 às 24 horas.


- Marco 'Pitorra' faleceu em Novembro de 2010 -


Imagem de Luís 'Gato' in Facebook de Cesar Diogo
Imagem de Marco 'Pitorra' cedida pelo próprio ao editor de 'Ecos de Salvaterra'


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coruche: assalto a multibanco provocou incêndio na junta de freguesia de Santana do Mato

«A Caixa de Multibanco instalada na sede da Junta de Freguesia de Santana do Mato, em Coruche, foi alvo de assalto com recurso a explosão hoje de madrugada, disse à agência Lusa fonte policial.

A explosão ocorreu cerca das 3:35 e provocou um incêndio nas instalações e na caixa de Multibanco, contou a mesma fonte.

A Guarda Nacional Republicana foi chamada ao local pela população "tendo os autores do crime se colocado em fuga", disse.

O caso está agora a ser investigado pela Policia Judiciaria.»


in Expresso online, 15-6-2011

domingo, 12 de junho de 2011

Muge sem água


Durante a manhã de quarta-feira, 15 de Junho de 2011




«Comunica-se à população de Muge, no Município de Salvaterra de Magos que devido à necessidade de realizar uma intervenção de limpeza e higienização no reservatório de Muge, haverá constrangimentos no abastecimento de água à povoação de Muge durante a manhã de quarta-feira, 15 de Junho, entre as 07h00 e as 13h00.
 Os constrangimentos poderão afectar toda a população durante períodos curtos, nomeadamente com redução de pressão e eventuais cortes.
 Prevemos que a normalidade no abastecimento seja reposta cerca das 13h30.
 A ÁGUAS DO RIBATEJO alerta que só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água apresentar uma cor transparente.
Em caso de necessitar de esclarecimentos, deve contactar os nossos serviços pelos telefones: 808 20 20 11 – 263 509 400 ou 927 803 375
 Pede-se a compreensão da população afectada. Lamentamos o incómodo que possamos causar com esta intervenção que visa continuar a garantir a qualidade do abastecimento.
 Salvaterra de Magos, 07 de Junho de 2011»


Imagem in Google

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Marinhais: ‘Polícias’ que atacaram Joaquim Calhabaço foram detidos

«Apresentaram-se com coletes à prova de bala vestidos, exibindo armas de fogo e falsos crachás da Polícia Judiciária ao empresário Joaquim Calhabaço, na sua casa, em Marinhais, Salvaterra de Magos, dizendo estarem a investigar o roubo de um tractor agrícola. Esta foi a maneira encontrada pelos falsos polícias para, no início de Maio do ano passado, entrarem na casa do empresário, sequestrarem-no a ele e à mulher e fugirem com mais de sete mil euros em dinheiro.

- Um dos elementos deste gang é um agente da PSP do Seixal -

Sabe-se agora que este roubo violento foi cometido por três dos dez homens que foram apanhados na passada terça-feira pela Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da PJ, indiciados por crimes de ameaças, roubos e extorsões a empresários abastados. Ontem, oito ficaram em prisão preventiva.

Formavam dois grupos perigosos e um deles era chefiado por um agente da PSP do Seixal, Paulo Marques, já dono de casa com piscina e de um BMW topo de gama, ostentando uma vida de luxo. Três destes detidos deslocaram-se, em 4 de Maio de 2010, à propriedade do madeireiro Joaquim Calhabaço, de 39 anos, conforme o CM avançou na altura. Identificaram-se como polícias – prontos a fazer buscas na sequência do roubo de um tractor – mas abandonaram o local pouco depois de a irmã e o sobrinho da vítima ali chegarem. Voltaram no dia seguinte, com o mesmo argumento e um discurso que pareceu convincente às vítimas. Forçados a entrar em casa, Joaquim Calhabaço e a mulher foram de imediato obrigados a entregar uma bolsa com sete mil euros. Enquanto a mulher ficou com um dos ladrões numa sala, Joaquim acompanhou os restantes numa revista à casa.

"Só me diziam que era melhor eu colaborar, que entregasse todas as armas ilegais que tivesse escondidas e que lhes abrisse o cofre, coisa que eu nem sequer tenho", disse na altura a vítima ao CM. O casal acabou trancado numa divisão da casa.»

in CM online, 10-6-2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PS cilindrado por PSD




'Esmagamento democrático'
Cartoon de Rodrigo in Expresso online, 05-6-2011
Gráfico in Expresso online, 05-6-2011

Legislativas 2011: PS vence no concelho de Salvaterra de Magos


PS - 2997 votos - 31,8%

PSD - 2494 votos - 26,46%

PCP-PEV - 1122 votos - 11,91%

CDS - 1045 votos - 11,09%

Bloco de Esquerda - 796 votos - 8,45%

Fonte: DN online, 05-6-2011

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tapada, Almeirim, Santarém: Duas crianças feridas com gravidade em acidente na ponte D. Luís

«Duas crianças ficaram feridas com gravidade na sequência do despiste de uma viatura ocorrido no tabuleiro da ponte D. Luís, entre Almeirim e Santarém, esta sexta-feira. A condutora sofreu ferimentos ligeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém disse à agência Lusa que as crianças têm quatro e cinco anos, tendo sido transportadas para o Hospital de Santarém.

A circulação na ponte esteve interrompida nos dois sentidos durante cerca de uma hora, tendo o acidente ocorrido pouco depois das 16 horas, disse.

No local estiveram seis viaturas e 15 elementos das corporações de bombeiros de Almeirim e Alpiarça e ainda a GNR, adiantou.»


in JN online, 03-6-2011