segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Falsos polícias residentes em Salvaterra de Magos acusados de roubo e sequestro

«O Ministério Público (MP) acusou três homens, que se fizeram passar por falsos polícias, pela prática de roubo qualificado na forma consumada, e do sequestro do motorista de um veículo pesado de mercadorias.

No despacho de acusação, a que a Agência Lusa teve acesso, na madrugada de 15 de Maio de 2010, os três arguidos, em duas viaturas, "perseguiram" o camião carregado de televisores no valor de 4.500 euros, desde Alverca até à saída de Aveiras de Cima, na A1. 
        
Já no IC2, sentido Aveiras de Cima, Rio Maior, um dos arguidos "colocou um pirilampo no veículo onde seguia e ultrapassou o pesado". O motorista, ao serviço da transportadora Luís Simões, pensando tratar-se da "autoridade policial, imobilizou a sua marcha". Acto contínuo, usando gorros, enquanto um dos arguidos "trancou as rodas da galera", um outro, "munido de um martelo", obrigou o motorista a sair da cabine, "prendeu-lhe as mãos atrás das costas com duas braçadeiras", colocou-lhe "um gorro na cabeça" e "sentou-o no lugar do pendura do camião".  
      
Entretanto, dois dos homens "arrancaram" com a viatura pesada, seguindo atrás o terceiro arguido a bordo de uma viatura ligeira. Chegados à zona de Pedreiras, Alenquer, um dos homens "arrastou" o motorista "para o interior da galera do camião". No local, um dos dois arguidos que seguia no pesado, mudou-se para a viatura ligeira e na companhia do outro elemento, rumaram até Aveiras de Cima a fim de "recuperarem" a segunda viatura que ali tinham deixado aquando da intersecção. O terceiro arguido seguiu ao volante do camião em direcção à zona do Infantado.
         
Cerca das 5h00, "conforme combinado", encontraram-se "numa estrada de terra batida" perto da "rotunda do Infantado", Samora Correia, onde "depois de colocarem o ofendido", que "mantiveram manietado", no exterior, "transferiram" para os dois veículos a carga do pesado. Oito televisores LCD e um micro-ondas no valor global de 4.475 euros.     
   
De seguida, os arguidos "arrastaram de novo o motorista" para o interior do reboque do camião, onde "o deixaram manietado", tendo os três homens, "entretanto, abandonado o local. De acordo com o MP, os três arguidos, com 33,35 e 38 anos, residentes em Salvaterra de Magos, "agiram de forma livre, deliberada e consciente" com o propósito de "fazerem seus, os bens que encontrassem no interior do veículo pesado". Para isso fizeram uso "da força física no condutor".    
     
Sustenta a acusação que os três homens "agiram com intenção concretizada de obrigar o ofendido a permanecer no interior do reboque do veículo, e de o privar, assim, da sua liberdade de movimentação e deslocação, bem sabendo que agiam contra a sua vontade".

Segundo o MP, dois dos arguidos "conheciam as rotas" dos camiões ao serviço da transportadora Luís Simões, "pelo facto, de, ali terem, em tempos, exercido funções". Um dos três homens está também acusado de um crime de detenção de arma proibida. Estão ainda constituídos outros dois arguidos, de 33 e 34 anos, acusados do crime de receptação por terem sido os alegados compradores da carga furtada, que viria a ser recuperada pelas autoridades. Todos os arguidos aguaram em liberdade o julgamento, ainda sem data marcada, que deverá decorrer no Tribunal de Benavente.»


in CM online, 05-12-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário