segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Salomé Rafael é hoje eleita presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant)

«A presidência da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) muda hoje com a eleição da vice-presidente Salomé Rafael e a saída de José Eduardo Carvalho, único candidato à liderança da AIP que se disputa na quinta-feira.


- Salomé Rafael -


Salomé Rafael disse à agência Lusa que a escolha do seu nome foi consensual, já que integrava, como vice-presidente, a equipa liderada por José Eduardo Carvalho, sendo esta uma candidatura de "continuidade".

"Vou dar continuidade ao trabalho feito, com muito mérito, por José Eduardo Carvalho, que transformou a Nersant na terceira associação empresarial a nível nacional e a primeira a nível regional", disse.

No seu entender, a previsível eleição de José Eduardo Carvalho para a presidência da Associação Industrial Portuguesa (AIP)/Confederação Empresarial é "merecida" e resulta do trabalho "fantástico" que desenvolveu nos últimos anos, tanto na Nersant como na vice-presidência da AIP, e da sua "enorme capacidade".

Remetendo a divulgação dos projectos que pretende desenvolver para depois da sua tomada de posse, a 15 de Março, Salomé Rafael referiu que a situação económica do país, e sobretudo da região, vai continuar a dominar as preocupações da liderança da Nersant, que prosseguirá a aposta no envolvimento entre empresas, autarquias e agentes locais.

A Nersant conta actualmente com 1.400 associados, na sua maioria pequenas e médias empresas, mas também as grandes empresas instaladas no distrito, adiantou.

Salomé Rafael iniciou-se na vida associativa empresarial há duas décadas, tendo sido vice-presidente da Federação de Comércio e pertencido à direção da Confederação do Comércio de Portugal.

Presidiu ainda ao Núcleo Empresarial do Sorraia, da Nersant (que engloba os concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente), tendo sido eleita vice-presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém.

É sócia e lidera quatro escolas profissionais - de Hotelaria e Turismo de Lisboa, de Salvaterra de Magos, Santarém e de Coruche -, estando ainda envolvida em vários outros projectos empresariais.

Salomé Rafael será a primeira mulher a liderar a Nersant, que era presidida por José Eduardo Carvalho desde 1994.

Antes das eleições, marcadas para o final da tarde de hoje, a associação, fundada na década de 1980, primeiro como núcleo da AIP e depois como associação autónoma, promove uma homenagem aos anteriores presidentes.

À noite, durante um jantar, presta homenagem ao actual secretário geral do PSD, Miguel Relvas, entregando a medalha de ouro da associação que lhe havia sido atribuída em 2006, pelo trabalho que desenvolveu em prol do distrito e da Nersant enquanto secretário de Estado da Administração Local.

Relvas justificou a aceitação da medalha neste momento por se tratar de um dia "simbólico", o da saída do seu amigo José Eduardo Carvalho da liderança da Nersant, e por não ocupar actualmente qualquer cargo público.»


Texto in JN online, 28-02-2011
Imagem in Google

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estrada do Campo, Benavente: Condutor de automóvel ignorou aviso e ocupantes tiveram que ser resgatados

«Três pessoas ficaram, domingo, rodeadas por água no interior de um automóvel, numa estrada municipal do concelho de Benavente, no Ribatejo. Uma delas conseguiu nadar até à margem e pedir socorro, o que veio a revelar-se decisivo para que a situação se resolvesse sem danos pessoais.

Segundo adiantou ao JN fonte dos Bombeiros Voluntários de Benavente, o caso ocorreu ao início da noite quando o condutor do automóvel ligeiro ignorou os avisos de estrada interdita devido à subida do caudal da ribeira da Sorraia e decidiu entrar na Estrada Municipal número 1456, vulgarmente conhecida como Estrada do Campo.

"Foram andando até que o carro ficou rodeado de água e não já conseguiam sair do local", contou ao JN a mesma fonte. Um dos ocupantes da viatura conseguiu sair e nadar até uma zona seca, de onde caminhou até à estrada mais próxima em busca de socorro.

Um automobilista que parou acabou por contactar o 112, tendo o socorro sido de imediato acionado.Três ambulâncias, uma viatura de desncarceramento para fornecer iluminação, um veículo de comando e um barco com mergulhadores deslocaram-se para o local.

As duas pessoas que ficaram no interior da viatura acabaram por ser retiradas sem qualquer ferimento. "Apenas com um grande susto", de acordo com a mesma fonte. Já o homem que nadou até à margem acabou por sofrer de hipotermia.

Por precaução, os três foram conduzidos ao Centro de Saúde de Benavente, embora nenhuma das situações inspirasse cuidados de maior.»


in JN online, 20-02-2011

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Foros de Salvaterra: Chuvas arrastam dois carros, não há vítimas

«Duas viaturas foram hoje arrastadas pela força das águas das chuvas em Foros de Salvaterra, Salvaterra de Magos, sem haver danos pessoais, revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), a chuva intensa submergiu a estrada e arrastou as duas viaturas, que não tinham ocupantes. O acidente ocorreu ao princípio da tarde.

A pluviosidade registada sábado, entre as 12 e as 14 horas, provocou cerca de uma dezena de inundações, sobretudo na via pública, no concelho de Salvaterra de Magos e pelo menos cinco em Almeirim, referiu o CDOS de Santarém.»


in JN online, 19-02-2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mau tempo atinge Foros de Salvaterra

«As rajadas de vento que hoje se fizeram sentir provocaram a queda de algumas árvores e de cabos eléctricos e de telefone em alguns pontos do distrito de Santarém, sem que se tenham registado vítimas, disse fonte da Proteção Civil.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém, foram registadas quedas de árvores nos concelhos de Benavente (Samora Correia), Salvaterra de Magos (Foros de Salvaterra) e Coruche.

A fonte adiantou à agência Lusa que houve a queda de alguns cabos eléctricos, situações que os piquetes da EDP resolveram rapidamente. Em Ferreira do Zêzere, além da queda de árvores, houve uma chaminé afectada, adiantou.»

in DN online, 16-02-2011


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Comarca de Benavente: Detido estrangeiro por abuso sexual de menina

«Um homem estrangeiro de 45 anos foi ontem detido pela Polícia Judiciária (PJ) por, alegadamente, ter abusado sexualmente de uma menina sua conhecida.

A vítima tem actualmente 13 anos e, de acordo com um comunicado da PJ a que o DN teve acesso, os abusos foram "continuados e ocorreram na comarca de Benavente". A denúncia dos factos foi feita pelos pais da criança ontem, data em que tiveram conhecimento do que estava a acontecer.

O detido pela PJ, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo com a colaboração da GNR de Samora Correia, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das respecivadas medidas de coacção.»


in DN online, 10-02-2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Foros de Salvaterra: Vandalizam campas de quatro famílias

«Algumas das pessoas afirmam já ter sido ameaçadas por telefone e alvo de bruxaria.


- Objectos que as pessoas identificam com rituais satânicos e bruxaria foram deixados à porta das casas -


Quatro famílias de Foros de Salvaterra, em Salvaterra de Magos, têm recebido ameaças anónimas, referindo actos de bruxaria e rituais satânicos. Primeiro foram deixados objectos de culto à porta das suas casas e agora começaram a aparecer outros objectos nas campas da aldeia, provocando prejuízos que ascendem aos três mil euros.

"Andamos bastante assustados, porque não sabemos no que é que isto se pode transformar", disse uma das vítimas, que recebeu ameaças de morte por telefone, mensagens, bilhetes manuscritos e "preparos estranhos", deixados à sua porta, com velas acesas, incenso e cigarros queimados e fígados de porco.

Segundo outra queixosa, as ameaças duram há nove meses. À sua porta foram desenhados símbolos satânicos da morte. "Até um banquete embrulhado numa toalha de Natal já me deixaram, com sete objectos", refere. Há duas semanas, os rituais de bruxaria começaram dentro do cemitério, provocando estragos nas campas de familiares das quatro famílias.

Os autores deixaram fígado pendurado em duas sepulturas, roubaram e partiram pedras e livros fúnebres de homenagem aos defuntos, tiraram jarrões de quatro covas e destruíram as flores. As famílias viram-se obrigadas a retirar todas as lajes que pudessem ser roubadas ou vandalizadas. Estes episódios estão a ser investigados pela GNR e já foram comunicados à Junta de Foros de Salvaterra.

A presidente da autarquia, Rosa Nunes, lamenta "os actos cometidos no cemitério, que já não mexem apenas com as pessoas envolvidas, mas com a população, que se sente desrespeitada onde é suposto haver o máximo de respeito por quem já partiu". O cemitério de Foros de Salvaterra tem um coveiro em permanência, que abre o espaço de manhã e fecha o portão ao final da tarde. Há suspeitas de que os actos possam ter sido cometidos durante a noite.»


in CM online, 02-02-2011