quarta-feira, 21 de julho de 2010

Freguesia de Muge




Ao falar-se em Muge, o primeiro aspecto a reter deste vila prende-se com o seu riquíssimo passado arqueológico, nomeadamente com os concheiros de Muge. O valor arqueológico desta vila não se resume somente ao período mesolítico, pois outros períodos históricos estão bem presentes, como é o caso do período romano, que fez sentir a sua influência nomeadamente no local do Porto de Sabugueiro, onde se regista uma ocupação humana que vai do séc. I a.C. ao séc. V d.C.

Durante a Idade Média, D. Dinis outorga-lhe Foral em 1304, com o intuito de facilitar o povoamento nesta região. No séc. XV, um acontecimento irá marcar a Vila e o Reino em geral: foi no Paço de Muge que o Rei D. Manuel em 1496 decretou o édito de expulsão das minorias judaicas e muçulmanas.

Foram Senhores de Muge os Duques de Cadaval, que aqui construíram o seu Palácio. A Casa Cadaval foi uma das instituições mais poderosas do período pós-restauração, sendo detentora de uma enorme percentagem de terrenos em Muge. Esta Casa imprimiu um cariz agrícola à vila.

Em 1837, por decreto de D. Maria II, foi extinto o concelho de Muge e criada a Junta de Paróquia de N. Sr.ª da Conceição de Muge, que por sua vez, foi incorporado no concelho de Salvaterra de Magos.

Sem comentários:

Enviar um comentário