segunda-feira, 19 de julho de 2010

Freguesia de Marinhais




Esta localidade foi denominada durante séculos como "Foros de Muge", dado que todos os terrenos pertenciam à Freguesia de Muge, sob a forma de baldios.

É difícil traçar uma evolução histórica sobre Marinhais, pois os seus primeiros habitantes não eram das redondezas, mas originários de norte do país, nomeadamente da zona de Pombal e Cantanhede. Eles vinham trabalhar para as grandes Casas Agrícolas da região, acabando por se fixar. O próprio povoamento ainda hoje demonstra uma ocupação recente, sendo todo ele delineado junto à estrada principal.

Dos principais marcos históricos, destaca-se o ano de 1875, como a data provável de construção da Capela de S. Miguel Arcanjo. A inauguração da Estação da Caminho de Ferro, em 1902 foi outro notável acontecimento, estando o próprio Rei D. Carlos presente. De todos os acontecimentos aquele que mais marcou a ascensão de Marinhais foi a criação da Freguesia em 1927.

A partir deste data, Marinhais não cessou de crescer. Hoje em dia é considerada a freguesia com o maior número de população do concelho.



Sem comentários:

Enviar um comentário