sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Ponte Romana de Muge











Ponte romana, reformada na época medieval que atravessa a ribeira de Muge, com tabuleiro em seixo e guardas em aparelho aberto por frestas, assente em 3 arcos desiguais, de volta perfeita.
Pelo aparelho de construção usado, em especial no arco de maiores dimensões, verifica-se sem dúvida que a sua origem é romana, contudo os outros dois arcos mais pequenos, pela sua tipologia são atribuíveis à Idade Média








Construída no período romano, é um importante vestígio da presença daquele povo no concelho de Salvaterra de Magos.






A presença romana na freguesia de Muge, está bem acentuada no lugar de Porto de Sabugueiro.
Neste local encontram-se os vestígios mais marcantes deste período histórico.
O Porto de Sabugueiro, devido à sua proximidade junto ao rio Tejo, foi durante o período romano, um importante porto fluvial, as escavações realizadas e os estudos publicados, definem este local como uma importante vila romana, com produção de material cerâmico, devido à existência de um forno de cerâmica, aqui encontrado na década de 60.







Esta Ponte foi um dos principais pontos de travessia, que ligava Muge, quer ao interior do país (Alentejo), quer à cidade de Santarém.
Possui um inegável valor histórico, fazendo parte da memória e identidade patrimonial do concelho de Salvaterra de Magos.


Sem comentários:

Enviar um comentário