terça-feira, 29 de maio de 2012

Granho: Horta Solidária e Pedagógica


A Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia do Granho está a dinamizar o projecto “Horta Solidária e Pedagógica”, que está localizada na freguesia do Granho.



Trata-se de um projecto abrangente, que para além de ser um local de formação de crianças e jovens relativamente ao cultivo dos produtos hortícolas, promove a educação ambiental, incentiva a prática de uma agricultura biológica e promove o convívio intergeracional, em que os mais velhos ensinarão aos mais novos os seus saberes.



Os produtos a colher da horta serão canalizados para as instituições particulares de solidariedade social e para a loja social, para serem distribuídos às famílias carenciadas do concelho.



Este projecto conta com a participação dos alunos e de toda a comunidade educativa. Nesta fase de arranque do projecto, estão a participar activamente os alunos dos currículos alternativos.




Este projecto conta com a forte colaboração dos voluntários locais, que têm assumido um papel muito importante no processo, pois graças aos mesmos foi possível implementar um projecto que se encontrava previsto no plano de acção da Rede Social.



A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia agradecem a todos aqueles que têm contribuído para o projecto, designadamente:

Joaquim da Silva Alemão
Francília do Castelo Gomes dos Santos
Zeferino Ventura Pereira
Augusto Gomes Martingil
Mauricio da Silva Pires Fernandes
Joaquim Ventura Ferreira
Francisco Dias Bragança
Florbela Pratas da Silva Pereira
Pedro Miguel Pereira Bragança
António Rui da Costa Gomes Feiteira
António Vidigal das Neves
Vitor Menino
Preplanta – Viveiros Hortícolas, Lda.
Fernando Cruz








sexta-feira, 18 de maio de 2012

Coruche: Comandante do posto da GNR afastado do cargo



«O comandante do posto da GNR de Coruche foi ontem afastado do cargo, na sequência de uma investigação desencadeada pela própria Guarda em coordenação com o Ministério Público. Segundo disse à Lusa fonte ligada ao processo, em causa está uma situação relacionada com uma arma.»


in CM online, 18-5-2012

Eleita nova Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Santarém


«Na passada segunda-feira, o Bloco de Esquerda apresentou em conferência de imprensa, a nova Comissão Coordenadora Distrital do BE/Santarém. A lista encabeçada pelo vereador Carlos Matias foi eleita por unanimidade, na Assembleia Distrital realizada no Entrocamento, a 21 de abril.


- Carla Rodrigues, Bruno Góis, Luís Gomes, Francisco Colaço -



O combate ao Governo da Troika é o eixo do programa distrital "Todos juntos pela luta toda". Recuperar o deputado na Assembleia da República, mater um papel activo nas autarquias, comissões de trabalhadores e sindicatos, reforçar a implantação na juventude são alguns dos objectivos propostos para o Bloco no distrito. Dar visibilidade à luta pelos direitos das mulheres, lutar contra os problemas ambientais, nomeadamente despoluição da bacia hidrográfica do Tejo e resíduos perigosos, estão também entre as prioridades do programa.


A Comissão Coordenadora elegeu na primeira reunião, realizada a 2 de maio, o seu secretariado, composto por, em ordem alfabética: Bruno Góis (deputado municipal em Santarém), Carlos Matias (Vereador no Entroncamento), Francisco Colaço (coordenador do núcleo do Cartaxo), Luís Gomes (Vereador em Salvaterra de Magos), Paulo Marques (Almeirim, dirigente distrital do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos).

A nova Comissão Coordenadora foi apresentada por Luís Gomes que afirmou que a lista é muito representativa: vários autarcas, 35% de mulheres, 35% de jovens e um número de concelhos que corresponde a 90% da população do distrito. Além do referido secretariado são ainda membros da Comissão Coordenadora: Sara Cura (Abrantes, Arqueóloga), Victor Franco (membro da Comissão de Trabalhadores da EDP Distribuição) José Gusmão (Economista, e ex deputado pelo distrito de Santarém), Paulo Mendes (deputado municipal em Tomar), Ana Rita Filipe (Alpiarça, professora), Carla Oliveira (Entroncamento, Psicóloga) Helder Birrento (Benavente, Técnico de Elevadores), Patrícia Oliveira (Abrantes, Técnica de Contabilidade), Carlos Alberto Vieira (Alcanena, Professor), Rodrigo Gonçalves (Rio Maior, Estudante) e Carla Rodrigues (deputada municipal em Rio Maior).

São membros suplentes Rafael Gomes (Coruche, Operário Fabril), Duarte Arsénio (deputado municipal na Chamusca), Lina Duarte (Santarém, Professora), Carlos Marecos (Santarém, Engenheiro), Jorge Gonçalves (Tomar, Professor), Lúcia Mendes (Torres Novas, Técnica de Turismo), Manuel António Lopes (Abrantes, Operador de Produção Térmica), Célia Barroca (Torres Novas, Professora na ESES), Pedro Oliveira (Salvaterra, Jurista).


15-5-2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hoje é Quinta-feira da Ascensão/Dia da Espiga e é feriado em Salvaterra de Magos, Almeirim, Benavente e Cartaxo, e em mais 27 concelhos


Ascensão de Jesus

Para o consenso da maioria dos cristãos, a doutrina da Ascensão afirma que o corpo de Jesus, depois de quarenta dias da sua Ressurreição, na presença das dos apóstolos, ascendeu aos céus onde se encontrou na presença de Deus Pai, não só em espírito, mas também em sua pessoa humana.

A documentação histórica é narrada nos evangelhos de Marcos (16:19) e Lucas (24:50-51), no livro dos Atos dos apóstolos (1:9-11) e na carta de Paulo aos Efésios (4:7-13). Este acontecimento é afirmado pela liturgia cristã, no Credo apostólico e no Credo de Nicéia.

O Dia da Ascensão é tradicionalmente celebrado na quinta-feira, trigésimo nono dia após o Domingo de Páscoa. Contudo, algumas províncias católicas mudaram essa celebração para o domingo subsequente.







O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso.

Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:
  • Espiga – pão;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite e paz; luz;
  • Videira – vinho e alegria e
  • Alecrim – saúde e força.







Na Quinta-feira da Ascensão é feriado nos seguintes concelhos:

Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Castro Verde, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Quarteira, Salvaterra de Magos, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira.



Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagens in Google

terça-feira, 15 de maio de 2012

Muge: Detidos em flagrante por violação de domicílio e tentativa de furto em residência


Foram detidos em flagrante delito quatro pessoas, no dia 14, pela GNR de Marinhais, por violação de domicílio e tentativa de furto no interior de uma residência.

A detenção foi efetuada durante uma ação de patrulhamento, tendo os indivíduos sido avistados a sair do interior de uma residência, onde se introduziram através do arrombamento de uma janela.

Quando foram abordados, os indivíduos não possuíam qualquer objeto furtado, ainda assim, os militares procederam à sua detenção e contactaram o proprietário da residência, tendo este informado que aparentemente não lhe foi furtado nada.

Os suspeitos, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, foram presentes no Tribunal Judicial de Benavente.


Fonte: GNR 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Salvaterra de Magos: Corrida de Toiros, Domingo, 13 de Maio


«A castiça praça de toiros de Salvaterra de Magos volta a ser palco de uma corrida no próximo dia 13 de Maio, às 17 horas, onde os cavaleiros Luís Rouxinol e João Telles Jr, e o praticante Mateus Prieto vão lidar seis toiros da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra.

As pegas vão estar a cargo dos forcados amadores de Alcochete e Salvaterra de Magos.

As reservas de bilhetes podem ser feitas pelo telefone 969 699 090.»



in Rede regional, 30-4-2012

Ponte Rainha Dona Amélia reabriu ao trânsito


A ponte Rainha Dona Amélia, que liga Muge a Porto de Muge, reabriu ao trânsito, esta segunda-feira, dia 30 de Abril.