terça-feira, 25 de maio de 2010

José Peixe, fotojornalista natural da Glória do Ribatejo, expõe em Santarém, imagens dos Índios Guaranis (Brasil)...

Na América do Sul, centenas de índios Guaranis lutam pela sua sobrevivência étnica. Deste lado do mundo, pode ajudar a tribo brasileira.


«Muitas das vezes um repórter é tentado a fazer descobertas. É tentado a descobrir outras culturas e outros aromas vivenciais». Da oportunidade de conviver (e viver) com os Índios Guaranis que vivem na reserva da Varzinha, na serra de Santo António da Patrulha (Rio Grande do Sul – Brasil), onde nasce o Rio Sinos, nasce agora uma exposição.

O fotógrafo é José Peixe. Depois de ter vivido uma «experiência inesquecível» mostra-a agora em imagens numa mostra filantrópica que partilha com a pintora Mariola Landowska. Esta iniciativa servirá para colaborar na compra de uma juntas de bois, que os Guaranis vão utilizar na Agricultura nas Aldeias do Canta Galo (Porto Alegre) e na Varzinha (Santo António da Patrulha). Com esses animais, os índios poderão lavrar a terra e conseguirem combater a fome. Para ver na Casa do Brasil, em Santarém, até 6 de Junho.

Natural de Glória do Ribatejo, durante dois anos, o fotojornalista José Peixe foi correspondente da Agência de Notícias de Portugal - LUSA na América do Sul e teve a oportunidade de conviver com várias tribos de índios guaranis. A pintora polaca Mariola Landowska que neste momento vive em Portugal, há uns anos atrás conviveu com algumas tribos de índios na selva Amazónica.

(José Peixe)


Texto in http://www.fatimamissionaria.pt
Imagens in Google

Sem comentários:

Enviar um comentário