terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Parabéns, Muge!



Muge: 712 anos de Foral





No dia 6 de Dezembro de 1304, o Rei D. Dinis outorgou à vila de Muge Carta de Foral. Este documento régio, legista e regulamenta aspectos jurídicos e sociais desta nova povoação.
 
O foral de Muge revela também os privilégios, regalias e obrigações destes povoadores. Destaca-se a abertura das águas do Paul, é um processo de arroteamento para aproveitamento agrícola destas terras, a nomeação de um alcaide para regimentar a justiça e finalmente as barcas de passagem no Porto de Muge.
 
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos relembra a outorga, dando a conhecer o texto do foral.
 
 
 
Carta de Foral a Muge (6 de Dezembro)

Em Nome de Deus, Amem
 
Saibam quantos esta carta virem que eu D. Dinis, pela Graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve, em sembra com a minha mulher Rainha D. Isabel e com o Infante D. Afonso, nosso filho primeiro, e herdeiro, dou e outorgo Foral a vós povoadores da minha povoação de Muge.
 
E vós e todos vossos sucessores, devem ser livres e isentos, que não façam foro a mim, nem aos meus sucessores, salvo dardes dízimo a Deus.
 
Deves dar a mim e a todos meus sucessores, o quarto de fruto que Deus der na vinha de Vale de Lobos.
 
Deves fazer abertas no Paul que a água dele seja fora, e a essas abertas vos devo mandar fazer pontes de madeira, para que o dito Paul seja e possa ser servido.
 
E mando-vos fazer uma ponte de pedra sobre a abertura de Muge.
 
E eu dou e outorgo a vós para todo o sempre porto no Tejo em que metade das barcas por onde passem, assim como no Porto de Santarém.
 
E vós povoadores que em essa pobra morarem continuamente sereis livre de fossado e jugada.
 
Deve haver alcaide, para todo o sempre e mando que não respondam senão perante os seus juízes.
 
Dei a este povoadores esta carta selada do meu selo de chumbo.

Dado em Santarém a 6 de Dezembro de 1304


 










quarta-feira, 2 de novembro de 2016

1º Sky Trial da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, sábado, 19 de novembro de 2016





A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos vai receber no dia 19 de novembro a sua primeira edição de Sky Trial, uma competição de voo realizada por aves de rapina de diferentes espécies como falcões, águias e açores, que pretende atrair falcoeiros de vários pontos do país e do estrangeiro.

Esta é a primeira vez que uma prova deste tipo se r
ealiza em Salvaterra de Magos, mas várias cidades do Mundo são conhecidas pela realização destas competições. A primeira delas, o Utah Sky Trials, nasceu em 1975, nos Estados Unidos, pelo falcoeiro Gerald Richards que, à altura, resolveu convidar alguns dos melhores falcoeiros do país para mostrarem os seus falcões no final da temporada de caça. A iniciativa foi ganhando dimensão e acabou por espalhar-se pelo Mundo e transformar-se numa competição.

As aves irão participar em provas de alto e baixo-voo, sendo analisados pelos juízes critérios como a trajetória de subida, altura, picado e ataque, atitude de caça, voo sobre a presa ou captura.
A prova irá contar com a presença de falcoeiros vindos de norte a sul do país e também oriundos de Espanha e do México.

A iniciativa é aberta ao público em geral e irá contar também com a realização de palestras relacionadas com o tema da Falcoaria.

A organização é da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Associação Portuguesa de Falcoaria, da Casa Agrícola Monte Real, Associação de Caçadores e Pescadores de Salvaterra de Magos e F & C, Lda.

Informações sobre a prova e inscrições em
http://www.cm-salvaterrademagos.pt/



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

MAGOS GYM 2016, Salvaterra de Magos, sábado, 15 de outubro






Passeio Todo-Terreno 'Paulo Cação', Foros de Salvaterra, domingo, 23 de outubro






Caminhada Solidária 'Rota do Coração' em Marinhais, domingo, 16 de outubro





Câmara Municipal de Salvaterra de Magos atribui Bolsas de Estudo 2016



«Com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais que impedem ou reduzem as possibilidades de os/as alunos/as com carências socioeconómicas do Concelho de Salvaterra de Magos poderem igualmente aceder ao ensino superior, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos atribui, anualmente, bolsas de estudo a alunos/as que pretendem iniciar ou prosseguir os seus estudos ao nível do ensino superior.
 
Assim, o período de candidatura para a concessão das bolsas de estudo decorre de 1 a 31 de outubro de 2016.
 
O boletim de candidatura e os respetivos documentos a anexar, deverão ser entregues na Divisão Municipal de Ação Social e Cultural (edifício da Biblioteca), nas delegações da Câmara em Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Marinhais e Muge ou na Junta de Freguesia do Granho.»













Torneio de Ténis do Clube Náutico de Salvaterra de Magos






domingo, 25 de setembro de 2016

Esqueleto humano com 8.000 anos descoberto nos Concheiros de Muge


Investigadores das Universidades do Algarve e Coimbra, coordenados pelo professor Nuno Bicho e com apoio da Casa Cadaval e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, descobriram esta semana um esqueleto humano com cerca de 8.000 anos nos Concheiros de Muge (Cabeço da Amoreira), no concelho de Salvaterra de Magos.


















































Fotos em cima de Alberto João (com smartfone), Muge, 25 de setembro de 2016

Foto embaixo de Helder Manuel Esménio:





sábado, 24 de setembro de 2016

Exposição e homenagem ao toureiro Vitor Mendes no Mercado de Cultura de Marinhais






A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos homenageou hoje o matador de toiros Victor Mendes na sua terra natal, em Marinhais, precisamente na inauguração da Exposição "35 anos de alternativa de Victor Mendes”, que ficará patente no Mercado de Cultura de Marinhais até ao próximo dia 3 de novembro.













domingo, 18 de setembro de 2016

Filipa Antunes da Associação da Petanca de Muge conquista Taça de Portugal 2016 da modalidade







Direção Nacional do PS convida Helder Esménio para candidato do partido à Câmara de Salvaterra de Magos


'Ecos de Salvaterra' está em condições de informar a população do concelho de Salvaterra de Magos que a Direcção Nacional do Partido Socialista convidou Helder Esménio para ser, mais uma vez, o candidato do PS a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas próximas eleições autárquicas de 2017.


Helder Esménio à conversa com António Costa na aldeia avieira do Escaroupim, Salvaterra de Magos




quinta-feira, 5 de maio de 2016

Hoje é Quinta-feira da Ascensão/Dia da Espiga e é feriado em Salvaterra de Magos, Almeirim, Benavente, Cartaxo e em mais 27 municípios




Ascensão de Jesus

Para o consenso da maioria dos cristãos, a doutrina da Ascensão afirma que o corpo de Jesus, depois de quarenta dias da sua Ressurreição, na presença dos apóstolos, ascendeu aos céus onde se encontrou na presença de Deus Pai, não só em espírito, mas também em sua pessoa humana.

A documentação histórica é narrada nos evangelhos de Marcos (16:19) e Lucas (24:50-51), no livro dos Atos dos apóstolos (1:9-11) e na carta de Paulo aos Efésios (4:7-13). Este acontecimento é afirmado pela liturgia cristã, no Credo apostólico e no Credo de Nicéia.

Dia da Ascensão é tradicionalmente celebrado na quinta-feira, trigésimo nono dia após o Domingo de Páscoa. Contudo, algumas províncias católicas mudaram essa celebração para o domingo subsequente.






Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso.

Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:
  • Espiga – pão;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite e paz; luz;
  • Videira – vinho e alegria;
  • Alecrim – saúde e força.

Na Quinta-feira da Ascensão é feriado nos seguintes concelhos:

Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, BenaventeCartaxo, Castro Verde, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Quarteira, Salvaterra de Magos, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira.



Fonte: Wikipédia
Imagens in Google

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dom Duarte de Bragança visitou Falcoaria Real de Salvaterra de Magos


A exposição 'Salvaterra de Magos: Memórias de uma Vila Real', foi inaugurada na tarde deste sábado, 27 de fevereiro de 2016, pelas 15 horas, na Folcoaria Real de Salvaterra de Magos.
Este evento contou com a presença, como Convidado de Honra, de S.A.R., o Senhor Dom Duarte Pio de Bragança, e do Senhor José Carlos Ramalho, Presidente da Real Associação do Ribatejo, que foram recebidos pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helder Manuel Esménio.



- Helder Esménio e Dom Duarte de Bragança -









 - Helder Esménio e Dom Duarte de Bragança -




 




 - Dom Duarte de Bragança -




 - Violinista Natalia Juskiewicz -




- Dom Duarte de Bragança -



Fotos de Celeste Cintrão