terça-feira, 9 de setembro de 2014

Jornadas da Cultura em Salvaterra de Magos, de 19 a 21 de Setembro de 2014




«A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organiza de 19 a 21 de Setembro, em Salvaterra de Magos, as Jornadas de Cultura. Um certame em prol da história e da identidade de Salvaterra de Magos, com a Falcoaria Real em particular destaque na programação que decorrerá ao longo dos 3 dias destas jornadas.

Recriações históricascortejos reais pelas ruas da vila, espetáculos de época e de Falcoaria, enaltecem e procuram recriar um pouco da importância e da imponência da nossa Falcoaria Real, em pleno século XVIII. O convite é precisamente para uma viagem no tempo e cruzarmo-nos com personagens da nossa história como el Rei D. José I ou o próprio Marquês de Pombal, que estarão em destaque por entre elementos, apontamentos, algum comércio e pequenos espetáculos daquela época.
Jornadas que também contarão com o lançamento oficial da marca “Salvaterra de Magos, capital nacional da Falcoaria“, e do conto infantil das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, “O Amigo Voador“, inspirado na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.
A história e a memória deste concelho, com mais de 700 anos de história, serão também visitadas através da exposição “Apontamentos históricos do concelho de Salvaterra de Magos: 1863/1911” e do lançamento da Revista Magos (primeira edição desta publicação municipal interdisciplinar que reúne artigos de história, arqueologia, património e etnografia concelhios, elaborados por estudiosos e académicos a convite do município), a par da homenagem promovida pela Câmara Municipal a José Gameiro, com a exposição “Gameiro: um cronista de Salvaterra” e a reedição da sua obra “Salvaterra de Magos – vila histórica no coração do ribatejo“.
O fado voltará também a marcar presença no magnifico pátio interior da Falcoaria Real, numa noite onde reunimos músicos e interpretes deste tradicional e peculiar património português e da humanidade, numa Noite de Fados

Fonte: Correio do Ribatejo online, 09-9-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário