sábado, 9 de agosto de 2014

Autarcas do BE e PSD preocupados por Bombeiros de Salvaterra não terem comandante





«Questão foi debatida na sessão do executivo da Câmara de Salvaterra de Magos 

O poder político autárquico mostra-se preocupado pelo facto dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos estarem sem comandante desde a saída do anterior titular do cargo, José Alberto.


A questão foi levantada na sessão de Câmara desta Quarta-feira (6 de Agosto) pelo vereador Luís Gomes, do Bloco de Esquerda. O autarca diz que já se previa que a pessoa que era suposto  “não tinha condições para estar à altura do cargo”, até por não ter o curso que o habilitasse para o efeito. Acrescentou que se soube agora pela comunicação social que “não pôde fazer esse curso”, pelo que a situação subsiste.

Uma questão que também preocupa o vereador do PSD Francisco Naia, sobretudo por não saber quem é que comanda os bombeiros, caso aconteça uma catástrofe, na primeira meia-hora de resposta, que “segundo os entendidos é, muitas vezes, fundamental no sucesso da operação”. Como não há comandante a responsabilidade caberia ao 2º comandante ou ao 1º oficial, que são, ambos, voluntários e trabalham fora do concelho.

Em resposta a estas dúvidas, o vice-presidente da autarquia, João Oliveira – que presidia à reunião – garantiu estar a autarquia atenta a esta situação, mas que, até agora, “não nos chegou qualquer preocupação ou anomalia que tenha existido na operacionalidade dos bombeiros”. No entanto, lembrou que a responsabilidade pela nomeação do comandante é da direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos e não da Câmara.»


Imagem in Google

Sem comentários:

Enviar um comentário