segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ACES - Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria garante que “não vai encerrar as extensões de saúde de Glória do Ribatejo nem de Foros de Salvaterra”



«O ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria fez chegar, esta segunda-feira, à redacção do jornal O Ribatejo um comunicado garantindo que não vai encerrar as extensões de saúde de Glória do Ribatejo nem de Foros de Salvaterra.







O ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria fez chegar esta segunda-feira à redacção do jornal O Ribatejo um comunicado para esclarecer as questões levantadas pelas “noticias que recentemente têm vindo a ser publicadas nos órgãos de comunicação social, relativamente à falta de médicos no concelho de Salvaterra de Magos”.
O ACES refere que “se encontram afectos ao Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, presentemente, sete médicos, sendo que dois pediram aposentação no final de 2012. Estão inscritos no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, à presente data, 21.131 utentes, distribuídos da seguinte forma: Unidade de Foros de Salvaterra 4.191 utentes; Unidade da Glória do Ribatejo 4.937 utentes; Unidade de Marinhais 5.722 utentes e na Unidade de Salvaterra de Magos 6.281 utentes”.
Segundo o ACES, “dos 21.131 utentes inscritos, 8.704 não têm médico de família, o que corresponde a cerca de 41%, nomeadamente, 1.702 utentes em Foros de Salvaterra; 3.043 em Glória do Ribatejo; 3.942 em Marinhais e 17 em Salvaterra de Magos. O número médio de utentes inscritos em cada um dos sete médicos é de 1.841”.
O ACES adianta que “das cinco vagas que foram atribuídas ao Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria no último concurso para a contratação de profissionais médicos, apenas uma foi ocupada, por inexistência de candidatos, apesar disso, em Junho do corrente ano, foi colocado um novo médico para o Centro de Saúde de Salvaterra de Magos”.
O ACES recorda que “as Unidades de Saúde Granho e Muge foram encerradas em Novembro de 2011, estando os utentes, desde então, a ser encaminhados para a Unidade de Saúde de Glória do Ribatejo. Contrariamente ao que tem sido noticiado, não se prevê o encerramento da Unidade de Saúde da Glória do Ribatejo. Contrariamente ao que tem sido noticiado, não só não se prevê o encerramento da Unidade de Saúde de Foros de Salvaterra, como estão a ser construídas novas instalações para a mesma, que deverão estar concluídas no final do presente ano”.
Sublinha que “no passado dia 21 de Outubro, entrou em funções a nova Unidade de Cuidados na Comunidade de Salvaterra de Magos, a qual, entre outras actividades, concentra em si a realização das visitas domiciliárias no concelho. A criação desta Unidade levou a uma reafectação dos enfermeiros colocados nas diversas Unidades, na tentativa de maximizar os recursos disponíveis. No entanto, todas as extensões de saúde possuem, pelo menos, um enfermeiro. No passado dia 1 de Novembro foi esta equipa de enfermagem reforçada com mais um elemento”. Desta forma, afirma o ACES que “não correspondem à verdade as afirmações de que os utentes não têm apoio na prestação de actos de enfermagem”.
O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria tem “mantido, de forma constante, contactos com a Associação de Utentes do Concelho de Salvaterra de Magos e com o presidente da Câmara, na procura incessante de soluções que permitam colmatar a escassez de recursos médicos existentes, tendo a ultima reunião decorrido no passado dia 7 de Novembro”.
Assume o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria “estar ao lado da população no reconhecimento dos seus direitos, estando confiante que a Administração Regional de Saúde possa, tão rapidamente quanto possível, encontrar solução para o problema”.»


Fonte: O RIBATEJO online, 18-11-2013

Glória do Ribatejo vence Samora Correia e sobe ao 5º lugar da classificação da Série 2 da 2º Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém





Resultados da 6ª Jornada (17-11-2013):

U. Almeirim 1 - Porto Alto 1
Vale da Pedra 2 - Rio Maior 4
Moçarriense 2 - Muge 1
Samora Correia 1 - Glória do Ribatejo 2
U. Santarém 0 - Barrosense 2


Classificação após a 6ª Jornada:

1 - Barrosense - 14 pontos
2 - Porto Alto - 14 pontos
3 - U. Almeirim - 13 pontos
4 - Rio Maior - 9 pontos
5 - Glória do Ribatejo - 9 pontos
6 - Moçarriense - 8 pontos
7 - U. Santarém - 7 pontos
8 - Muge - 6 pontos
9 - Vale da Pedra - 6 pontos
10 - Samora Correia - 2 pontos


Próxima Jornada (24-11-2013):

Moçarriense - Vale da Pedra
Rio Maior - Samora Correia
Glória do Ribatejo - U. Almeirim
Porto Alto - U. Santarém
Muge - Barrosense




Fonte: zerozero.pt
Imagem Google

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Benavente: Alunos fazem abaixo-assinado para fumar na escola do Porto Alto



«Quatro alunos dos 6º e 7º anos da EB 2,3 de Porto Alto, em Benavente, fizeram um abaixo-assinado a pedir autorização para saírem da escola para fumar, “pelo menos três vezes por dia”. O pedido foi enviado ao diretor do Agrupamento de Escolas de Samora Correia que comunicou de pronto com os pais. Para surpresa de todos, os pais até acharam estranho os filhos não o poderem fazer. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Benavente já foi informada pela direção.

“Vimos pedir que nos deixem ir fumar lá fora, sempre e só acompanhados por uma auxiliar, permitindo-nos ir pelo menos três vezes por dia sem arranjar confusão”, é o que se pode ler na carta assinada pelos alunos. “Este pedido serve para que os mais novos não nos vejam a fumar dentro da escola. Sabemos que o exemplo que transmitimos não é o melhor, mas queremos melhorar”, acrescenta estes alunos com apenas 15 anos.

Depois de contatados, houve alguns pais que acharam mesmo “errado” proibir os alunos de fumar dentro e fora da escola. “Houve uma mãe que entendia que devia ser permitido sair da escola para fumar. É a própria mãe que dá o dinheiro para comprar tabaco”, contou ao Correio da Manhã a coordenadora da EB 2,3 de Porto Alto, Eulália Santos, referindo que estes alunos vivem em meios familiares complicados: “Dois têm acompanhamento psicológico”, referiu.

Carlos Amaro, diretor do agrupamento, revelou ainda que dois funcionários têm por missão vigiar o consumo de tabaco no intervalo das aulas e que este grupo de alunos já estava referenciado por comportamento agressivo. “São alunos carentes. Na escola são insolentes e agressivos. É como chamam a atenção. Não há um dia em que não sejam expulsos da sala de aula”, afirmou a coordenadora ao jornal.

Um dos problemas associados ao consumo de tabaco no interior da escola é a possível imitação por parte dos mais novos, refere ainda Eulália Santos, coordenadora da EB 2,3 de Porto Alto. “Já houve um episódio com alunos de 9 e 10 anos que experimentaram fumar relva”, contou a professora.

A Associação de Jovens de Samora Correia veio entretanto manifestar preocupação face a esta notícia, considerando esta uma situação “inédita” e afirmando que, “apesar de ser um caso isolado, não pode nem deve ser menosprezado ou tratado com leviandade” porque é uma situação “não conducente a uma vida saudável e pode também ter implicações no aproveitamento escolar dos alunos”. “A nossa associação está disponível para colaborar, em articulação com outras associações e/ou entidades, no debate, na sensibilização e na prevenção desta e de outras temáticas”, refere a associação em comunicado.»



Fonte: O RIBATEJO online, 14-11-2013

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Feira Nacional do Cavalo - Golegã - De 1 a 11 de novembro 2013






Imagem recebida por e-mail

Marinhais: GNR apreende máquinas de jogo fortuna ou azar






«A GNR de Marinhais e de Salvaterra de Magos apreendeu cinco máquinas de jogo – fortuna ou azar, em Marinhais, no dia 30 de outubro, pelas 23h30. 

No âmbito do patrulhamento de proximidade, a GNR teve conhecimento da existência de jogo ilícito, pelo que posteriormente foi realizada uma fiscalização por parte do  Posto Territorial de Marinhais e Salvaterra de Magos, pelas 23h30, num estabelecimento comercial na localidade de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos. 

Os militares detetaram a existência de três máquinas electrónicas de fortuna ou azar, localizadas numa sala do estabelecimento.  

No balcão do estabelecimento foram ainda localizadas duas máquinas de bolas. 

As máquinas funcionam mediante a inserção de moedas, sendo que em caso da existência de prémio este é recebido em dinheiro. 

Este tipo de máquinas é proibido, sendo a sua exploração e utilização considerada crime, conforme os artigos 108º e 110º do Decreto-Lei 422/89 de 2 de dezembro. 

Assim, a proprietária do estabelecimento e os jogadores foram identificados e as máquinas apreendidas, seguindo o processo crime para os serviços do Ministério Público do Tribunal Judicial de Benavente.»



Fonte: O RIBATEJO online, 31-10-2013