quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Muge: Quatro detidos por pesca ilegal

«A GNR deteve na localidade de Muge - Salvaterra de Magos, ontem, dia 27 de Dezembro, quatro indivíduos de nacionalidade portuguesa.


- Foto de arquivo -

A RCT recebeu o seguinte comunicado da GNR:

No âmbito de uma acção de fiscalização ao exercício da pesca, realizada por militares dos Núcleos de Protecção Ambiental dos Destacamentos Territoriais de Coruche e de Santarém, ontem cerca das 23.00 horas, na localidade de Muge, Concelho de Salvaterra de Magos, foram detidos quatro (4) indivíduos de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 21 e os 26 anos de idade, residentes no concelho de Salvaterra de Magos, pela prática de crime de pesca ilegal ao meixão (enguias em estado larvar), utilizando para o efeito artefactos de pesca proibidos.

Em toda operação, a qual se prolongou pela manhã de hoje, foram apreendidos 3,120 kg (Três quilos e cento e vinte gramas) de meixão, os quais foram devolvidos à água, diversas redes com malhas inferiores ao permitido por Lei e diversos apetrechos utilizados na pesca.

Os detidos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Benavente.»


(28-12-2010)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Muge: Colisão faz um ferido grave e três ligeiros

Ferido grave teve que ser transportado para Lisboa num helicóptero do INEM




Uma pessoa ficou gravemente ferida e outras três sofreram ferimentos de menor gravidade numa colisão de duas viaturas ocorrida, cerca das 17:50, na estrada municipal 581, entre Muge e Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos).

Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro disse à agência Lusa que o ferido grave teve que ser transportado para Lisboa num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica.

No local estiveram ainda seis viaturas das corporações de bombeiros de Salvaterra de Magos e Almeirim e a GNR.


Imagem Google


sábado, 18 de dezembro de 2010

Quatro pessoas detidas em Salvaterra de Magos por furto de pinhas



«Quatro pessoas foram detidas, na tarde do dia 16, pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente de Santarém, por furto de pinhas.

Tinham na sua posse 120 quilos de pinhas com o valor presumível de €1000,00.

Os suspeitos, dois homens e duas mulheres, foram notificados para comparecer em tribunal.»


Imagem in Google

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cadastrados apanhados pela GNR durante fuga após assalto na Glória do Ribatejo

«A GNR deteve quatro indivíduos que se puseram em fuga após uma tentativa de assalto falhada a uma residência em Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, na sexta-feira, 10 de Dezembro, pouco depois das 9 horas da manhã.


- O grupo foi capturado na EN118, entre Salvaterra de Magos e Marinhais -


O roubo não foi consumado porque os gritos das vítimas alertaram os vizinhos e outros populares.

No entanto, o proprietário da casa ainda foi agredido pelos assaltantes, antes da fuga.

Os detidos, com idades entre os 21 e os 28 anos, foram interceptados poucos minutos depois por várias patrulhas da GNR na Estrada Nacional 118, na zona do Paul de Magos, entre Salvaterra e Marinhais.

Segundo o comandante do destacamento de Coruche, Capitão Oliveira, três deles têm cadastro por roubos e crimes com recurso a violência.

Foram presentes durante a tarde a um juiz de instrução criminal do Tribunal de Vila Franca de Xira.

Além do carro usado pelos assaltantes, a GNR apreendeu ainda duas armas de fogo, gorros e luvas.

Os autores do crime tentaram desfazer-se deles durante a fuga, mas os militares bateram o terreno e acabaram por recuperar as provas.

“Esta detenção foi possível graças ao rápido alerta dado pela população e ao curto espaço de tempo em que o nosso dispositivo se posicionou para cortar as principais vias rodoviárias que podiam servir para consumar a fuga”, salientou o Capitão Oliveira.

A GNR empenhou um dispositivo composto por cinco viaturas e 13 militares das equipas de intervenção, patrulhas e da investigação criminal.»


in O Ribatejo online, 11-12-2010


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Concelho de Salvaterra de Magos promovido na Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos marcará presença na XXI Edição da Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, com um stand de promoção do concelho junto dos milhares de visitantes que irão passar pelo Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, cidade geminada com o nosso concelho no âmbito da cultura avieira.




O certame, que decorrerá entre os dias 26 de Novembro e 5 de Dezembro no Parque de Exposições da Marinha Grande, visa defender e valorizar este património cultural, constituindo-se como um espaço de encontro e reencontro de tradições seculares, reflectidas na criatividade das peças manufacturadas e nos sabores das melhores iguarias.

Mais uma vez, é possível apreciar a perícia dos artesãos que estarão ao vivo a trabalhar as suas peças genuínas, contando o stand do nosso concelho com particular enfase na Falcoaria Real, não esquecendo os nossos vinhos, produtos regionais e locais de interesse turistico, num convite permanente à descoberta do nosso concelho.


A feira dá a provar o melhor da gastronomia tradicional, com produtos regionais, exibem-se queijos, doces, enchidos, a tradicional poncha da madeira, entre muitos outros motivos de particular interesse.


Diversão e convívio estão garantidos, este ano, a novidade é a aposta na animação cultural que vai ao encontro do público jovem, com destaque para o grupo musical “”A Caruma”, “Banda Grad’ House”, “Men in Transit”, entre outros, que irão juntar-se a Tunas Académicas, Orquestras, grupos de folclore e etnográficos.


A Área de Artesanato estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 24h00 e aos fins-de-semana e feriado, das 12h00 às 24h00. A Área de Gastronomia abre de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00 e das 18h00 às 24h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 12h00 às 22h00.

O Concelho de Salvaterra de Magos tem sido presença assídua nas edições desta exposição, não obstante a grandeza e dimensão do evento, mas também no sentido de promover e afirmar o intercâmbio cultural entre os vários locais e regiões e fortalecer os laços de união que estiveram subjacentes à geminação celebrada entre o Município de Salvaterra de Magos e o Município da Marinha Grande. A geminação celebrada assenta na Cultura Avieira, agora candidata a património nacional.

Visite a Marinha Grande, cidade geminada com o nosso concelho, e a Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia.