terça-feira, 28 de setembro de 2010

Muge: Zona Industrial mal protegida em caso de incêndio



«A água que sai das bocas de incêndio localizadas na Zona Industrial de Muge, no concelho de Salvaterra de Magos, não tem pressão suficiente para assegurar um abastecimento e combate eficazes por parte dos bombeiros se um sinistro se declarar na área. A título de exemplo, no final do passado mês de Junho deflagrou um pequeno foco de incêndio no Granho e os bombeiros necessitaram de abastecer as viaturas de combate nas referidas bocas de incêndio da Zona Industrial de Muge, tendo sentido grandes dificuldades em fazê-lo. O atraso no tempo de resposta e em consequência o potencial agravamento das situações verificadas são assim as maiores preocupações. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, em conjunto com o Gabinete Municipal de Protecção Civil, vai tentar encontrar uma solução para este problema.»



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Autocarro com destino a Salvaterra de Magos incendiou-se perto de Ponte de Lima

«Foram momentos de pânico para os mais de 40 passageiros que regressavam de autocarro de Espanha em direcção a Salvaterra de Magos.



O veículo incendiou-se ontem, pelas 17h30, na A3, sentido Norte-Sul, perto de Ponte de Lima, e acabou por ser completamente consumido pelas chamas. Ao que o CM apurou, o fogo terá começado com o pesado ainda em movimento, sendo o motorista alertado por um outro condutor que ultrapassava o autocarro.

O veículo foi imediatamente evacuado, mas não foi possível evitar que grande parte dos bens dos excursionistas fosse consumida pelo fogo, que, segundo testemunhas, terá alastrado pelo autocarro de forma muito rápida. No local, os Bombeiros de Ponte de Lima ainda socorreram um homem de 54 anos com uma crise de ansiedade. O trânsito da A3, no sentido Norte-Sul, foi cortado durante cerca de uma hora e depois reaberto de forma condicionada.»

in CM online, 20-9-2010

domingo, 12 de setembro de 2010

Foros de Salvaterra: Ficou em prisão preventiva homem que disparou um tiro sobre o irmão

«O homem de 36 anos que na sexta-feira à tarde disparou um tiro de caçadeira sobre o irmão, de 28 anos, em Salvaterra de Magos, foi presente ontem a tribunal e ficou em prisão preventiva. A vítima ficou em estado grave mas não corre risco de vida. Quanto ao atirador, entregou-se no posto da GNR e confessou o crime.»
in CM online, 12-9-2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Foros de Salvaterra: Atinge irmão a tiro



«Uma desavença entre dois irmãos provocou um ferido grave, ao final da tarde de ontem, em Foros de Salvaterra, Salvaterra de Magos. Segundo a GNR, um homem de 36 anos alvejou o irmão, de 28, a tiro de caçadeira. A vítima foi transportada para o Hospital de Santarém com ferimentos graves. O suspeito entregou-se no posto da GNR. Por ordem do Tribunal de Vila Franca de Xira, o autor da tentativa de homicídio foi entregue à PJ.»
Texto in CM online, 11-9-2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Marinhais: Morador António Nunes discorda da versão da presidente da Junta de Freguesia

- Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais -



«Concordo quase a 100% com aquilo que disse na entrevista. Em relação ao saneamento discordo. Há uma urbanização em Marinhais, toda ela construída de raiz há cerca de 5 anos, cujo saneamento básico, por meras questões burocráticas ainda não foi ligado ao emissor que levará os efluentes até à ETAR. Como sabe quase todas as semanas o vosso carro vais esgotar fossas a esta Urbanização que se chama Vila Verde. Porque é que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a Junta de Freguesia de Marinhais e a empresa Águas do Ribatejo não se reúnem para resolver esse impasse? Certamente que o que se passa nesta urbanização passar-se-á noutras que desconheço. Portanto quando afirma que há falta de saneamento básico, por um lado é verdade mas por outro já não é totalmente verdade porque existe mas não está concluído. Mesmo assim concordo quando diz que ainda é bom morar em Marinhais, mas muito melhor será quando outras coisas forem feitas no sentido de dar outro aspecto à vila.»

Morador António Nunes in O Mirante online, 09-9-2010

Salvaterra de Magos: Regimagos abre clínica de odontopediatria a pensar nos jovens



O Grupo RegiMagos inaugurou a 31 Agosto um espaço de Odontopediatria. Fica situado na rua Salgueiro Maia, largo C e D, em Salvaterra de Magos. O horário de funcionamento é das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 19h00, de segunda a sábado. O grupo RegiMagos tem clínicas em Marinhais, Póvoa de Santa Iria, Salvaterra de Magos e Lisboa. Tem também a funcionar um SPA em Salvaterra de Magos.

Para comodidade de toda a família a clínica “pequenos grandes doutores” está desenhada e decorada de modo a criar um ambiente moderno, agradável, seguro, confortável e descontraído. Assim para os pequenos pacientes ir ao médico é mais uma diversão que algo a evitar. “Na sala de espera até têm uma wii, para os mais novos se divertirem enquanto esperam. A decoração está feita a pensar na idade dos clientes. O que se mantém inalterável é o profissionalismo, a competência e a eficácia, bem como os preços acessíveis”.

A nova clínica dentária foi feita, como o nome indica, a pensar nos jovens. Trata-se de uma clínica de Medicina Dentária Pediátrica (Odontopediatria) e está apetrechada a pensar nos potenciais clientes.

Custódio Silva diz que se tratou da concretização de um desejo. “Já tinha em mente fazer algo deste género só que gostava de o fazer num espaço único, sem misturar outras especialidades. Assim que surgiu a oportunidade avancei”, explica.

O Grupo RegiMagos procura ter também uma vertente social. “Estamos a pensar fazer uma vez por mês atendimento gratuito aos mais carenciados pois temos o dever moral de sermos solidários”, explica Custódio Silva. O próprio investimento é encarado como um acto de importância social. “Não pensamos só em nós. Ajudamos a fazer crescer o país através da criação de postos de trabalho e do pagamento de impostos. O grupo RegiMagos tem as suas contas em dia”, acrescenta.

Os investimentos não se ficam pela agora inaugurada clínica de odontopediatria - uma das poucas do país. Já foi adquirido um espaço para fisioterapia e imagiologia, serviços que fazem falta no concelho de Salvaterra de Magos. “Enquanto as entidades bancárias acreditarem nos nossos projectos e nas pessoas de bem que fazem parte deste grupo iremos sempre fazendo investimentos para deixar uma marca na história do presente, passado e futuro. A todos os que acreditam na RegiMagos bem hajam”, agradece Custódio Silva.


Fonte: O Mirante online, 09-9-2010

domingo, 5 de setembro de 2010

Salvaterra de Magos acolhe de 7 a 9 de Setembro a Exposição Itinerante "Viva a República"


Um século depois do 5 de Outubro é tempo de reflectir sobre a herança cívica, democrática e cultural deixada pelos pioneiros republicanos e depois cimentada por décadas de luta e resistência, até ao seu pleno florescimento e maturação.

Paralelamente à exposição “Letras e Cores Ideias e Autores da República” patente na Biblioteca Municipal, e posteriormente nos pólos de Glória e Marinhais, a Câmara Municipal em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República irá ser das primeiras câmaras a promover uma exposição que pretende reproduzir os acontecimentos fundamentais do período da I República e do Republicanismo e relembrar os seus ideais cívicos, e as suas principais realizações.

A exposição "Viva a República" realizar-se-á nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, entre as 09h30 e as 22h00, na Praça da República (largo da Câmara Municipal) em Salvaterra de Magos e compreenderá uma área expositiva de 30m2, um auditório, e uma área de desenvolvimento de actividades.

Esta exposição é dedicada ao público em geral e à população jovem em particular, integrando uma componente lúdica, mas também pedagógica, recorrendo a meios tecnológicos representativos das transformações e evoluções do último século.